15/12/2014 - 10:08 | última atualização em 15/12/2014 - 15:05

Palestras vão ajudar a compreender fator previdenciário

redação da Tribuna do Advogado

Nesta segunda-feira, dia 1°, o Governo Federal divulgou a nova tabela de expectativa de vida do brasileiro, índice que interfere diretamente na fórmula de cálculo do fator previdenciário. Mas, afinal, o que é fator previdenciário?

A Comissão de Previdência Social da OAB/RJ realizará no dia 16, a partir das 9h30, evento que pretende elucidar as dúvida acerca deste tema. De acordo com a presidente da comissão, Suzani Andrade Ferraro, o fator previdenciário foi uma das pautas mais polêmicas nas últimas eleições presidenciais e, no entanto, "faltaram propostas concretas para uma mudança na fórmula de cálculo do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição ", observa.

"A grande maioria dos brasileiros não entende o que é o fator previdenciário e quais as consequências que essa fórmula aritmética trás ao resultado final do cálculo do benefício. Implantado em 1999, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, a criação do fator previdenciário estabeleceu uma idade mínima para aposentadorias em função do aumento da expectativa de vida da população. Parece simples, só que existem muitas distorções nos cálculos dos benefícios, com reduções absurdas sobre o valor inicial das aposentadorias, o que provoca imprevisibilidade para os segurados. Ainda existem muitas variáveis que não estão ao  alcance dos beneficiários", explicou Suzani.

Para auxiliar nas explicações sobre o tema, o evento contará com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Atuária, Flávio Castro; do juiz Federal Fábio Souza; e do professor Fábio Zambitte.
As palestra são gratuitas. Informações pelos números (21) 2272-2053 ou 2272-2054.