09/12/2016 - 11:45 | última atualização em 09/12/2016 - 11:48

Palestra sobre uso de agrotóxicos no Brasil agora na Seccional

redação da Tribuna do Advogado

Acontece agora no Plenário Evandro Lins e Silva a palestra Agrotóxicos - uso, exposição e legislação: avanço ou retrocesso? O evento é promovido pela Comissão de Bioética e Biodireito (CBB) da OAB/RJ, e está sendo transmitido pelo canal da OAB/RJ no Youtube. O plenário fica na Av. Mal. Câmara, 150, 4º andar, no Centro.

“É um tema que causa impacto em toda a sociedade. Trataremos dos aspectos jurídicos, mas também da questão mais geral. Somos o país nº 1 no mundo em uso de agrotóxicos, e muitas vezes não há a preocupação necessária com isso, com os danos ao meio ambiente, à saúde pública e ao trabalhador também. São danos inerentes, e não casuais” afirmou a presidente da CBB, Fernanda Bianco, na abertura. Ela criticou também a existência de alguns projetos de lei em tramitação no Congresso que pretendem “fragilizar a já periclitante situação da proteção contra o uso de agrotóxicos no país”. A secretária-geral da comissão, Mariana Picanço, também fez parte da mesa de abertura.

O engenheiro agrônomo e assessor técnico da associação Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA) Gabriel Fernandes, que é membro da CBB, iniciou a palestra falando sobre Transgênicos e Agrotóxicos e impactos ao meio ambiente. “Temos uma agenda bem ampla na comissão. Um deles é a questão do nosso modelo agrícola e de alimentação, o que nos leva a discutir o uso dos agrotóxicos e de transgênicos. Decidimos fazer esse evento no início de dezembro porque no dia 3 de dezembro de 1984, aconteceu o maior desastre químico da história da humanidade, em Bhopal, na Índia, quando quase quatro mil pessoas morreram após um vazamento de gás em uma empresa que fabricava agrotóxicos”, explicou ele. No desastre de Bhopal, 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide.

A defensora pública Elida Seguin e a professora de Direito Ambiental e Direito Urbanístico da PUC-Rio Virginia Totti Guimarães também farão palestras, sobre - Perspectiva biomédica e impactos à saúde do consumidor e trabalhador e Legislação ambiental e agrotóxicos: o PL 3200/2015 e seus efeitos jurídicos, professora de Direito, respectivamente.