02/03/2018 - 15:07 | última atualização em 02/03/2018 - 15:37

COMPARTILHE

Palestra sobre reforma trabalhista lota OAB/Leopoldina

redação da Tribuna do Advogado

         Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Eduardo Sarmento
Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
Idealizado pela presidente da OAB/Leopoldina, Talita Menezes, o projeto Grandes Mestres tem como intuito reunir nomes de destaque do mundo jurídico para abordar, de forma gratuita, temas atuais e relevantes para a advocacia. A série teve início na última quarta-feira, dia 28, com uma apresentação da desembargadora do Tribunal do Trabalho da 1ª Região (TRT) Vólia Bomfim sobre a reforma trabalhista, realizada na sede da subseção.
 
Diante de um auditório lotado, a desembargadora tratou das principais polêmicas advindas da nova legislação e explicou aos presentes as principais modificações práticas no cotidiano dos advogados. Talita comemorou o sucesso da primeira edição e considerou importante a participação da classe. "Temos que nos aprimorar continuamente. Vivemos momentos difíceis, de mudanças, prova disso é este auditório lotado com o recorde de quase 300 advogados", disse.

O grande número de advogados acompanhando atentamente uma palestra ministrada por um magistrado fez com que o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, ressaltasse a necessidade de cooperação entre os agentes do Direito. "Em tempos complicados, a sociedade necessita cada vez mais do Judiciário. As alterações nas leis demandam mudanças de comportamento, todos que atuamos na área jurídica devemos pensar de forma colaborativa", ponderou.
 
Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
No mesmo sentido, a desembargadora afirmou à reportagem da Tribuna que "os juízes devem ajudar os advogados, especialmente considerando que parte dos princípios e da metodologia do processo são radicalmente alterados como agora".

Durante sua exposição, ela abordou questões de Direito material e processual, destacando polêmicas como o risco de condenação em honorários advocatícios por sucumbência recíproca e a possibilidade de elaboração de contratos intermitentes, ponto que considerou "absurdo". Vólia tratou, também, de pontos que considera inconstitucionais, especialmente as restrições para concessão de gratuidade de Justiça. "Sou crítica a boa parta da reforma, o que não significa que não irei aplicá-la. Temos que julgar de acordo com o que determinam as leis", explicou.

O projeto grandes mestres terá continuidade em março, com a realização, no dia 14, de palestra do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, André Ricardo Cruz Fontes. O tema do encontro será O Judiciário e o combate à corrupção.

Completaram a mesa do encontro o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; a vice-presidente da Subseção da Leopoldina, Eurydice Mendes; e o procurador de prerrogativas da Seccional Luan Cordeiro. A presidente da OAB/Pavuna, Fátima Lira, também compareceu ao evento.
Abrir WhatsApp