27/02/2023 - 18:10

COMPARTILHE

Palestra na Seccional aborda técnicas do lobbying no campo jurídico

Representante da Unesco apresentou conceitos da prática inseridos em sua obra

Biah Santiago


A Comissão de Direito Constitucional da OABRJ realizou na tarde desta segunda-feira, dia 27, encontro para discutir a prática de lobbying na área jurídica. O debate teve como base o livro ‘Teorias e técnicas de lobbying’, do professor italiano e vice-presidente do órgão de peritos mundiais da Unesco, Pier Luigi Petrillo. O evento foi transmitido ao vivo no canal da Seccional no YouTube

Além do convidado Pier Luigi Petrillo, também constituíram a mesa a anfitriã do evento, a presidente da comissão, Vania Aieta; a presidente da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi) da OABRJ, Fátima Henriete; e o ex-desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Tiago Santos.

Segundo Aieta, o lobby está “em todas as áreas e lugares, não somente no meio jurídico e na Ordem, faz parte da vida humana”.

A palestra de Pier Luigi Petrillo trouxe à luz os princípios de sua obra, que examina o lobbying entremeado no conceito de Estado de Direito, não como um sinônimo de corrupção, mas sim como um mecanismo para pressionar os responsáveis por decisões públicas. O projeto objetiva proporcionar uma maior eficácia no processo aos lobistas. 


“Lobbying é uma democracia e uma liberdade de expressão. É um grupo de pessoas com a intenção de defender seus próprios interesses que tem por objetivo influenciar o poder público”, explicou o professor. “Esta técnica não deve ser usada somente por multinacionais ou por instituições privadas, mas também por outras organizações que buscam efetividade nas suas ações”.



Quanto ao aspecto eleitoral, Tiago Santos fez uma provocação sobre o assunto. De acordo com ele, o Brasil ainda vive um momento sensível neste quesito.

“Ainda vivemos no Brasil uma crise constante em estabelecer o que é a liberdade de expressão. Temos conceitos indefinidos, então vivenciamos esse direito muito sensível”, disse.

Entre a exposição do palestrante, o público participou da discussão com dúvidas e opiniões relacionadas à temática.

Abrir WhatsApp