13/11/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Palestra defendeu integração entre peritos e árbitros

Palestra defendeu integração entre peritos e árbitros


Da redação da Tribuna do Advogado

12/11/2009 - A importância da perícia técnica para o bom andamento da arbitragem foi o tom das discussões da palestra Perícia em arbitragem, realizada nesta quinta-feira, dia 12, na sede da Seccional. Com uma mesa composta por peritos, o debate teve abertura do integrante da Comissão de Arbitragem da Seccional Joaquim Muniz, que enumerou os quesitos fundamentais da arbitragem. "Para essa modalidade de resolução extrajudicial, a integração entre conhecimentos jurídicos, técnicos e práticos é extremamente importante".

Segundo ele, quando um litígio envolve questões técnicas, a solução do problema depende da técnica. Por isso é importante que os advogados não enxerguem a situação apenas pelo lado jurídico, pois sem a conjunção com conhecimentos da área específica, ficará mais difícil defender os direitos de seu cliente.

Integrante da mesa, o especialista Ricardo Salomão destacou o papel do árbitro na definição dos objetivos da perícia. Segundo ele, é preciso evitar que possíveis controvérsias de Direito se confudam com discordâncias técnicas. Representante da Comissão que estuda o tema na OAB/MG, Francisco Maia, em sua fala, lembrou a atuação destacada da Seccional mineira na área e destrinchou o modelo de despacho utilizado para esclarecimentos prestados pelos peritos.

Os demais palestrantes da mesa foram Alberto Sogayar, que comentou sobre a geologia na perícia, e Carla Salomão, médica, cuja abordagem foi em relação à atividade pericial envolvendo pacientes e hospitais.

Abrir WhatsApp