18/05/2016 - 17:15

COMPARTILHE

Em palestra na ABL, Marcus Vinicius Coêlho fala sobre parlamentarismo

redação da Tribuna do Advogado

O ex-presidente do Conselho Federal da OAB e que atualmente preside a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, esteve nesta terça-feira, dia 17, na Academia Brasileira de Letras (ABL) e falou sobre o regime semipresidencialista. A palestra fez parte do ciclo Os papéis dos poderes, que terá mais duas edições nas próximas terças-feiras, dias 24 e 31 de maio.
 
Marcus Vinícius Furtado Coelho | Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliarNa ocasião, Marcus Vinícius classificou como uma honra participar do evento na ABL. “A academia é formada por importantes intelectuais, por mulheres e homens devotados à cultura”, disse, explicando que sua sugestão para a política do Brasil era "um novo presidencialismo, que diminuísse os poderes do presidente da República e desse mais responsabilidade ao parlamento brasileiro". "Nesse novo sistema de governo as crises seriam mais facilmente superadas, sem fortes traumas”, opinou.
 
Ele lembrou que o Brasil teve duas oportunidades de escolher esse sistema político e rejeitou o parlamentarismo em ambas. “O sentimento de eleger o chefe de Estado está na matriz do brasileiro, que não quer delegar essa escolha a outra pessoa”, afirmou Marcus Vinicius, que destacou as frequentes crises no presidencialismo brasileiro. “Não temos uma história de estabilidade. As crises incluem golpes, renúncia e suicídio”.
 
Abrir WhatsApp