24/07/2008 - 16:06

País tem 16.013 magistrados em serviço

Do Jornal do Commercio

24/07/2008 - Judiciário brasileiro dispõe de 16.013 magistrados nos tribunais regionais federais, estaduais e do Trabalho, informou a Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está atualizando o banco de dados dos magistrados do país. O objetivo é saber o número exato de magistrados em exercício nos tribunais brasileiros para racionalizar os trabalhos jurisdicionais.

O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Murilo Kieling, disse que o novo sistema possibilitará a atualização imediata do quadro de magistrados sempre que houver aposentadoria ou novas contratações por concurso público, de modo a permitir identificar o quantitativo exato de magistrados. A partir desses números o CNJ poderá ter uma visão panorâmica do Poder Judiciário e, a partir daí, dar sugestões e orientações para melhorar os trabalhos jurisdicionais e exercer sua função de gerenciar a administração judiciária brasileira, afirmou.

Essa é a primeira vez, em oito meses, que o cadastro de magistrados é atualizado. Os dados enviados pelas corregedorias estaduais identificaram 9.813 juízes de 1º grau e 1.401 desembargadores, nos tribunais de Justiça estaduais. Nos tribunais regionais federais, são 136 desembargadores, 731 juízes titulares e 598 juízes substitutos. Nos tribunais regionais do Trabalho são 546 desembargadores, 1.337 juízes titulares e 1.451 juízes substitutos.

"Em breve vamos estabelecer um paralelo entre a quantidade de processos e a de magistrados, para saber se esses números são suficientes", explicou Kieling.