03/10/2024 - 12:30 | última atualização em 03/10/2024 - 12:47

Ouvidoria da Mulher da Seccional debate projetos de integração e pautas sociais com outras ouvidorias do estado

Biah Santiago

Na quarta-feira, dia 2, a Ouvidoria da Mulher da OABRJ, em parceria com o movimento Ouvidores em Ação, reuniu-se com representantes das ouvidorias da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ); da Universidade Estácio de Sá, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Rio); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea/RJ) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para uma troca de experiências entre as instituições, além de ideias para fomentar as pautas de cunho social.

O encontro faz parte da série de visitas técnicas e culturais do Ouvidores em Ação, que tem como finalidade a integração dos projetos com conexões de conhecimento e escopo de trabalho, partilhamento de dinâmicas operacionais e de estratégias de atendimento.

A ouvidora da Mulher da Seccional, Andréa Tinoco, destaca que a reunião foi uma oportunidade para os órgãos apresentarem os projetos, que acabam sendo pautas comuns nas instituições.

“Tivemos a oportunidade de apresentar o funcionamento da Ouvidoria da Mulher, destacando nosso compromisso em acolher e encaminhar demandas relacionadas à proteção e direitos das mulheres. Foi um encontro enriquecedor com diversas entidades, fortalecendo ainda mais o diálogo e a cooperação em torno dessa causa tão relevante”, considerou Tinoco.

O propósito da reunião foi estreitar os diálogos institucionais, pelos quais é possível adquirir mais resultados positivos para as entidades públicas e privadas, como explica a diretora-executiva do Ouvidores em Ação, assistência social, relações públicas e analista em Ouvidoria Kelly Broitman.

“O Ouvidores em Ação é um movimento que congrega ouvidorias públicas e privadas e tem uma série de atividades. Dentre elas, temos uma das iniciativas de visita técnica e cultural”, destacou Kelly.

“O objetivo desse encontro com a OABRJ e com as demais instituições, e de outras reuniões já feitas, é integrar, fomentar a troca de experiências que geram a produção de conteúdos entre as instituições,. Isso valoriza e agrega valor efetivo no cotidiano técnico, profissional e, até mesmo, pessoal para quem participa”.

Ouvidora do Sebrae Rio, Erilene Pires. destaca que a propícia colaboração da entidade com a OABRJ, que tem proporcionado cursos, workshops e consultorias, viabiliza mais chances para o empreendedorismo e projetos em combate ao assédio às mulheres.

“A parceria que o Sebrae tem com a OABRJ têm sido extremamente frutífera, então essa colaboração entre as ouvidorias visa fortalecer o empreendedorismo feminino no que tange a proteção e combate aos assédios”, comentou Pires.

“Nessa reunião discutimos diversas iniciativas que já estão em andamento e planejamos novas ações para o futuro. Um dos pontos altos foi a troca de experiências e a identificação de necessidades específicas mais voltadas para proteção da mulher, pautas tratadas pelo Sebrae e pela OABRJ. Outro tema discutido foi a capacitação de profissionais para atuar em ouvidorias, para que exerçam atendimentos com excelência e de forma acolhedor”.