24/11/2017 - 16:48 | última atualização em 05/12/2017 - 12:38

Ordem vai sediar Encontro Carioca de Direito Cooperativo

redação da Tribuna do Advogado

No dia 6 de dezembro, a OAB/RJ vai sediar o Encontro Carioca de Direito Cooperativo, que acontecerá a partir das 9h no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica naAvenida Marechal Câmara, 150, 4° andar, no Centro. A entrada é franca.

A abertura será feita pelo presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo (CEDC) da Seccional, Ronaldo Gaudio; pelo presidente da OCB/RJ, Marcos Diaz; e pela vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez.

Segundo Gaudio, o encontro é mais uma iniciativa que tem marcado a vanguarda da OAB/RJ no apoio a esse ramo do Direito. “Importantes referências mundiais com Joseph Stigliz, Nobel de Economia, têm afirmado que o modelo econômico do cooperativismo é ‘a única alternativa ao modelo econômico fundado no egoísmo que fomenta desigualdades’. Entretanto, apesar da relevância tanto científica quanto socioeconômica, não há oferta da disciplina nas universidades e pouca assessoria jurídica realmente especializada. Nesse contexto, a CEDC contribui para suprir a lacuna de visibilidade e divulgação de conhecimentos sobre o tema”, afirmou, acrescentando que o evento irá abordar a aplicação de temas atuais do Direito Cooperativo que impactam a gestão das cooperativas.

Na programação estão previstos diversos painéis com temáticas ligadas à área. A aula magna será proferida pelo professor titular emérito da Universidade dos Andes-Venezuela/Ibecoop Alberto Garcia Müller, que falará sobre O papel da legislação para o desenvolvimento das cooperativas. Outros assuntos como Reforma Trabalhista e Cooperativas, Reforma Trabalhista Aplicada aos Ramos Cooperativistas, Identidade e Crescimento do Cooperativismo Financeiro, Resoluções do CMN e aplicação dos valores cooperativos, Auditoria e supervisão adaptada na regulação e Atualidades do Direito Cooperativo Previdenciário também serão abordados por diversos palestrantes. Na ocasião, haverá também o lançamento dos livros Cooperativismo financeiro: resoluções do Conselho Monetário Nacional sob a perspectiva dos valores cooperativo Direito Cooperativo Previdenciário.

O evento é uma parceria da Comissão Especial de Direito Cooperativo (CEDC) e do Sistema OCB/RJ, e a coordenação acadêmica ficará a cargo do Ibecoop. Apoiam a iniciativa a Escola Superior de Advocacia da Ordem, a ADV Credi, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a Asociación Iberoamericana de Derecho Cooperativo, Mutual y de la Economia Social y Solidaria, a Associação Internacional de Direito Cooperativo, a Comunicoop e a Vincere. Mais informações pelo telefone: (21) 2272-2053.