28/02/2019 - 17:31 | última atualização em 28/02/2019 - 18:22

Ordem sedia seminário sobre violações de direitos no carnaval

redação da Tribuna do Advogado

Vitor Fraga
A OAB/RJ e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro promoveram, nesta quinta-feira, dia 28, o seminário Carnaval pra geral: por um Rio mais justo e mais humano. O evento gratuito aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, e teve como objetivo alertar a sociedade para determinados problemas sociais que costumar ser agravados no Carnaval, tais como: assédio contra a mulher, desaparecimento de crianças e intolerância contra a comunidade LGBT+.

A vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, abriu o evento saudando a presença do governador do estado, Wilson Witzel. “O governador é advogado, portanto está em casa. O carnaval é um período muito importante para a nossa cidade, e debater a defesa das minorias nesse contexto é fundamental. É uma oportunidade única, nesta que é a casa da cidadania”, disse.

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
Em seguida, o secretário-adjunto da Ordem, Fábio Nogueira, reiterou o papel social da Seccional. “Esta é uma casa em que se exerce cotidianamente a tolerância, e podem contar conosco sempre que necessário para debater sobre temas que guardem relação direta com os direitos humanos, com o Estado democrático de Direito e com as liberdades e garantias individuais. Em todos os momentos difíceis do país a Ordem teve um papel de relevância. A realização deste evento dentro da OAB/RJ deve ser festejada, porque infelizmente o discurso do ódio ganha cada vez mais adeptos”, salientou.

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
O governador lamentou que muitos critiquem o carnaval carioca, que em sua opinião deveria ser mais valorizado. “Essa reunião simbólica de hoje demonstra o comprometimento da OAB/RJ com a cidadania, sempre buscando a elucidação de questões jurídicas complexas em prol da sociedade. O carnaval deste ano será melhor do que o do ano passado. O Rio de Janeiro voltou a ser o número um em destinos para o carnaval. Vamos fortalecer cada vez mais o turismo, não apenas na capital mas também no interior. Isso trará mais emprego e renda para nossa população”, garantiu.

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
Nas palavras da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, “a nossa polícia hoje é o início da garantia dos direitos humanos de qualquer pessoa”. “É pela lei e pela ordem que teremos uma sociedade democrática, senão viveremos na anarquia. Precisamos ter empatia, nos colocar no lugar do outro um pouco para sentir sua dor”, acrescentou. Também compuseram a mesa solene o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, André Fontes; o presidente da Caarj, Ricardo Menezes; e a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio.

O estilista e ex-coordenador Especial de Assuntos da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro Carlos Tuffvesson, a modelo Luiza Brunet e a coordenadora de Desaparecidos do estado (ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Jovita Belfort estiveram entre os palestrantes. A programação contou ainda com representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, além de membros das instituições que participaram da organização do evento.