23/05/2016 - 16:42 | última atualização em 31/05/2016 - 15:02

COMPARTILHE

Ordem econômica e cooperativismo pautam evento sobre livro

redação da Tribuna do Advogado

O desdobramento dos temas abordados no livro Ordem econômica constitucional – Compreensão e comparativo da ordem econômica na Constituição de 1988 com outros sistemas jurídicos, com foco no cooperativismo, será o mote do seminário gratuito que a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/RJ, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (Ibecoop), com a Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC) e com a Organização das Cooperativas do Rio de Janeiro (OCB/RJ), realizará no dia 1º de junho, na sede da Seccional.
 
O livro, lançado recentemente pela editora Juruá, reúne estudos de juristas e acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre aspectos da ordem econômica na legislação brasileira e de outros países. “A diferença desse livro é que, além de abordar as ordens econômicas, há uma análise sobre o sistema econômico cooperativo, que pode se manifestar tanto no capitalismo quanto no socialismo, por exemplo. É uma área pouco estudada, com pouca bibliografia, mas aplicável em diversos contextos”, explica o presidente da comissão, Ronaldo Gaudio, um dos coordenadores da obra.
 
Segundo ele, por esta razão, a matéria cooperativa guiará boa parte do seminário, que contará com quatro painéis. “José Eduardo de Miranda, que também coordenou o livro, analisará a importância da ordem econômica para desenvolver valores, especialmente desenvolvimento social”, anuncia Gaudio. Ele próprio guiará a segunda palestra, sobre o desenvolvimento econômico através do cooperativismo.
 
O evento terá participação ainda do procurador do Estado do Rio de Janeiro Flavio Amaral Garcia, do professor de Direito Administrativo Diogo Figueiredo Moreira Neto e do procurador do Estado de São Paulo Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira. Todos os palestrantes são membros do Ibecoop.

O evento será realizado das 9h às 13h30 no salão da OAB/RJ - Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp