04/12/2023 - 14:41 | última atualização em 05/12/2023 - 17:34

OAB/Três Rios e Jogadoras da Lei conquistam 1ª Copa da Advocacia

Evento reuniu equipes de diferentes regiões do estado

Felipe Benjamin

Não foi somente nos gramados dos estádios ao redor do país que a bola rolou neste domingo, 3 de dezembro. Enquanto o Campeonato Brasileiro chegava a sua reta final com a emocionante penúltima rodada, no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, a 1ª Copa da Advocacia do Rio de Janeiro colocou em campos de Futebol 7 diversas subseções que se enfrentaram em disputadas partidas até a grande final que coroou a OAB/Três Rios como grande campeã do torneio. Veja aqui o álbum de fotos do evento.

"Esse é um evento que tem que virar uma tradição da advocacia", afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. "Tivemos aqui uma grande festa com a união que o esporte proporciona, então esse campeonato é, sem dúvida, o primeiro de muitos".

A competição também contou com a participação da presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro, Marisa Gaudio, do tesoureiro  e da diretora de Convênios da Caarj, Fred Mendes e Fernanda Mata; do diretor e do vice-diretor de Apoio às Subseções da OABRJ, Fábio Nogueira e Ricardo Menezes, respectivamente; e dos presidentes das comissões de Direito Desportivo, Renata Mansur, e de Eventos Esportivos da OABRJ, Dario Correa Filho.

Com 24 equipes divididas em seis grupos, a competição masculina foi marcada por jogos altamente disputados e se estendeu por todo o dia. Nas semifinais, ambas as partidas terminaram empatadas e foram decididas em disputas de shootouts que levaram a OAB/Três Rios e a equipe do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) à grande final. Na disputa de terceiro lugar, a OAB/Campos dos Goytacazes, vencedora da 3ª Copa das Subseções, realizada pela Caixa de Assistência à Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) em 2022, goleou a equipe do Tribunal de Contas do Estado por 6 a 0.

"Os números falam por si só: fizemos uma campanha de campeão", afirmou o presidente da Comissão de Esportes da subseção, Felipe Bicudo. "Mas independentemente da colocação na tabela, o que importa é a união e a amizade deste grupo. Esse é o caminho para chegarmos em qualquer lugar, e assim já começamos a ganhar o título fora das quatro linhas. Foi uma bela vitória de Três Rios, mas ano que vem voltaremos para brigar pelo título e eliminar quem estiver pelo caminho".

Terceira colocada, a equipe do Norte Fluminense teve ainda o artilheiro do torneio masculino, José Francisco Barbosa Lemos Júnior, e o goleiro Ronaldo de Souza como o menos vazado da competição.

Mulheres em campo

Paralelamente, a Copa da Advocacia também promoveu um torneio feminino, no qual quatro equipes se enfrentaram em sistema de pontos corridos. O título ficou com o combinado das Jogadoras da Lei, que venceram seus três jogos sem levar um único gol e aplicaram uma impressionante goleada de 14 a 0 na equipe da OAB/São Gonçalo. Além de destaques como a volante Juliette Vieira, conhecida como "PitJu", e a atacante Camila Álamo, a "Arrascamila", a equipe ainda contou com a artilheira da competição, Karen Daquer, conhecida como Cléo.

"Nós mulheres temos uma luta constante e diária para conquistar nosso espaço, e o futebol para nós não é só futebol", afirmou Daquer. "É uma luta política e às vezes até espiritual. Esse time é maravilhoso e só fui artilheira porque minhas companheiras passaram a bola. A artilharia não é minha, é da equipe. Nós jogamos pelo coletivo".

O desenvolvimento do torneio feminino nas próximas edições da Copa foi destacado pela vice-presidente da Seccional.

"O futebol feminino é motivo de muito orgulho e as meninas arrebentaram hoje", afirmou Basilio. "Queremos incentivar a formação de mais times femininos nas próximas edições. Se Deus quiser, teremos cada vez mais atletas nos torneios".

Futuro promissor

Na grande final, a OAB/Três Rios impôs seu ritmo de jogo e goleou o CRC-RJ por 5 a 1, podendo finalmente levantar a taça e soltar o tão sonhado grito de "É campeão". Durante a premiação, o capitão do time, Fernando Matioli, falou sobre as dificuldades do time, que apesar da constante presença e de boas campanhas, nunca tinha levantado o título em competições da advocacia fluminense.

"Todos os anos Três Rios vem batalhando, enfrentando as dificuldades de montar equipes em uma pequena subseção do interior, mas nesse ano tivemos muito apoio e só temos a agradecer a todos que contribuíram", afirmou Matioli. "Já falei e vou repetir: que comecem a preparar a próxima Copa já em janeiro, porque em 2024 vai ser muito difícil tirar essa taça de nós".

Ao fim da premiação, o presidente da Comissão de Eventos Esportivos da OABRJ, Dario Correa Filho, celebrou o sucesso da competição.

"Esse é um evento para ficar de vez no calendário e estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos", afirmou Dario. "A classe sempre apoia as iniciativas da Comissão de Esportes e o sucesso desse evento é dos advogados e advogadas. Em 2024 queremos um campeonato ainda maior com mais subseções e mais equipes. A ideia é fazer campeonatos regionais preliminares, e dessa forma, atrair subseções que têm mais dificuldades de participar da Copa".