06/06/2016 - 10:47

OAB/São Gonçalo busca parcerias para qualificar advogados

jornal O São Gonçalo

Buscando cumprir com uma das promessas de campanha, que é o aperfeiçoamento profissional dos advogados de São Gonçalo, a diretoria da 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil estuda firmar parcerias com universidades. Os membros que tomaram posse em janeiro pretendem implantar, no segundo semestre deste ano, novos cursos de pós-graduação e criar mais opções de palestras para advogados e alunos de Direito.

Segundo o presidente da subseção, Eliano Enzo da Silva, no primeiro semestre de 2016, já houve uma grande evolução quando o assunto é aperfeiçoamento profissional. Nos cinco primeiros meses, a quantidade de palestras que foram realizadas já ultrapassou as realizadas em 2015. O presidente garante, porém, mais novidades para o segundo semestre desse ano.

"Em cinco meses, já fizemos algo em tomo de 20 palestras, mais que o ano todo de 2015. Até dezembro, queremos implantar novos cursos de pós-graduação, nas áreas trabalhista e cível, e manter os sobre o novo Código de Processo Civil (CPC)", adiantou Enzo.

O diretor de Convênio e Eventos, Wagner Salgado, lembra que fazer parcerias com universidade e trazer o aluno de Direito para mais perto da OAB, além de ser necessário e importante, sempre foi uma das grandes idéias da nova diretora.

"Hoje existe um distanciamento entre subseção e faculdades. Mas nós precisamos deles, e os alunos de Direito precisam da OAB. Em algum momento da carreira deles, a Ordem vai ser necessária. O advogado tem que saber que aqui é sua casa. Ele precisa saber disso desde que se toma aluno de Direito", comentou Wagner.

Curiosamente, toda a diretoria executiva da OAB/São Gonçalo, mais alguns diretores da 8ª Subseção, representada pelo presidente Eliano Enzo, pela vice-presidente, Andreia Pereira, pelo tesoureiro Jair Lessa, a secretária geral Glória Lessa, a secretária adjunta Marise Farias e o diretor de Convênios e Eventos Wagner Salgado, são formados pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Pioneira na implantação do curso de Direito no município, a universidade também foi elogiada pela direção da Ordem local.

"Definitivamente, a Universo é diferente. Falar da Universo é falar das nossas vidas. Foi quem trouxe o curso para São Gonçalo, com um valor possível de pagar. Hoje, se procurarmos dados exatos, devemos ter algo próximo de 80% dos alunos formados em Direito na Universo ou por influência da universidade", disseram Eliano Enzo e seu diretor de Convênio e Eventos, Wagner Salgado.