13/09/2021 - 17:19 | última atualização em 13/09/2021 - 17:19

‘OABRJDebate’: subseções fazem balanço dos desafios da pandemia

Programa exibe série especial com dirigentes das sedes da Ordem no estado

Clara Passi

O programa de entrevistas “OABRJ Debate”, exibido pelo canal da OABRJ no YouTube, coloca no ar a partir desta semana uma série especial sobre os desafios e as conquistas realizadas pelas subseções fluminenses durante a pandemia. Os primeiros a participar foram o presidente da Subseção de Nova Iguaçu/Mesquita, Hilário Franklin Pinto de Souza; o da Subseção de Belford Roxo, Abelardo Medeiros Tenório; e o da Subseção de Queimados, Alexandre Fontes de Oliveira.

O programa é apresentado por José Fernandes Júnior, com direção de Márcia Jakubiak e produção de Flávia Damasceno, sob supervisão do diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinícius Cordeiro, e do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

As falas giraram em torno do socorro que as subseções precisaram prestar à classe quando a crise forçou o fechamento de escritórios, ameaçou excluir parcela da classe do cenário de virtualização do exercício da advocacia e dos atos judiciais e chegou a lançar alguns colegas à situação de insegurança alimentar.

“A pandemia foi apavorante, mas fez com que ficássemos mais perto dos colegas, fossemos ao encontro deles para recriarmos a parceria das subseções com a advocacia. Diante do aumento das demandas da classe na pandemia, reestruturamos a sede para conseguir dar conta. A pandemia não nos venceu”, disse Tenório, destacando o apoio irrestrito dado pela gestão de Luciano Bandeira na Seccional e pela de Ricardo Menezes na Caarj.

Para Hilário, a liderança da OABRJ tem compreendido que “uma advocacia bem assistida é uma advocacia forte” e enalteceu a integração da classe promovida por Luciano Bandeira e Ricardo Menezes.

Oliveira avalia que a advocacia sairá fortalecida da pandemia e as subseções, mais humanizadas pelo contato aumentado com a classe. "Nunca vi a OAB tão dedicada ao bem-estar da advocacia”, disse ele, elogiando também a dedicação da gestão da Ordem e da Caarj neste período de calamidade.

O programa é aberto à participação da advocacia e de toda sociedade. Você pode enviar mensagens em vídeo através do WhatsApp (21) 995994090 ou pelo e-mail [email protected]