03/12/2015 - 11:58 | última atualização em 03/12/2015 - 17:55

COMPARTILHE

OAB/RJ vai sediar workshop sobre esporotricose

redação da Tribuna do Advogado

O Rio de Janeiro enfrentou, no primeiro semestre deste ano, uma epidemia de esporotricose, doença causada por fungo e caracterizada por lesões na pele – e que afeta principalmente gatos, podendo ser transmitida para seres humanos. Para tentar buscar formas de controle da enfermidade, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, em parceria com a ONG World Animal Protection, vai realizar o I Workshop de Esporotricose e Tratamento Ético, no dia 9 de dezembro, das 9h às 15h, no Plenário da Ordem. O endereço é Av. Marechal Câmara, 150 - 4º andar - Centro.
 
No evento, um time de especialistas irá discutir o tema e as formas de controlar esta enfermidade de forma ética, humanitária e sustentável. “Foi uma iniciativa conjunta da Seccional e da World Animal Protection, e será aberto a todas as pessoas que buscam  informações atualizadas e práticas de como diagnosticar, prevenir e tratar esta enfermidade. Também teremos oportunidade de tirar dúvidas e discutir estratégias de prevenção  e controle. Foram convidados pesquisadores e veterinários com experiência no assunto e também representantes de ONGs que convivem com este desafio no dia a dia”, explica o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso.
 
De acordo com a prefeitura, nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 824 casos de animais infectados no Rio de Janeiro. “Apesar dos esforços dos órgãos de vigilância sanitária desta cidade, os casos vem aumentando e uma ação conjunta entre diversos setores da sociedade se faz cada vez mais necessária para garantir o bem estar destes animais e a saúde das pessoas. Infelizmente, devido à falta de informação, muitos animais doentes vem sendo abandonados devido ao medo da doença”, lamenta a gerente de programas veterinários da World Animal Protection, Rosângela Ribeiro.
 
A entrada será gratuita e haverá transmissão ao vivo pela TV OAB.
Abrir WhatsApp