31/08/2011 - 18:01

OAB/RJ vai prestar assistência a vítimas de bonde

redação da Tribuna do Advogado

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Margarida Pressburguer, em reunião com o advogado representante da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Abaeté Mesquita, se comprometeu a atuar em apoio às vítimas do acidente com o bonde número 10, que matou cinco passageiros e deixou 57 feridos no último sábado, dia 27.

Ao final da reunião, o advogado concedeu entrevista
No encontro, realizado na tarde desta quarta-feira, dia 31, e que teve a participação do secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Souza, Margarida afirmou que a OAB/RJ entrará em contato com a Defensoria Pública e com os conselhos regionais de serviço social e psicologia para, em uma reunião a ser realizada brevemente com as vítimas, ficar estabelecida uma forma eficiente de apoio.

“A OAB/RJ prestará um auxílio institucional, seguindo sua função de cobrança aos órgãos competentes. Nós pedimos o devido apoio e ressarcimento dessas pessoas”, declarou a presidente, acrescentando que somente uma indenização não encerraria a questão: “Veículos que estão em funcionamento há tanto tempo sem a manutenção devida não podem circular. Também temos que agir para impedir que uma tragédia como essa aconteça novamente”.

A decisão da OAB/RJ de falar com os conselhos profissionais se deu após Mesquita informar que a principal reclamação das vítimas é a falta de apoio, inclusive para os turistas, que enfrentam dificuldades, ainda, na hospedagem de familiares dos acidentados. “Somente uma assistente social foi enviada pelo Estado ao hospital Souza Aguiar para conversar com as famílias. Ela não tinha recursos para tomar nenhuma atitude”.