18/02/2016 - 10:03 | última atualização em 22/02/2016 - 15:45

OAB/RJ vai à Corregedoria do TJ por reorganização de serventuários

redação da Tribuna do Advogado

Uma comitiva da OAB/RJ se reuniu nesta quarta-feira, dia 17, com a corregedora geral de Justiça do Rio de Janeiro, Maria Augusta Vaz, com o intuito de resolver a questão da remoção de servidores e o consequente aumento da lentidão do Judiciário no interior do estado. "Temos recebido muitas reclamações. A Vara de Búzios, por exemplo, ficou com apenas um serventuário, enquanto algumas perderam até 50% de seus quadros. Isso gerou uma insatisfação muito grande por parte dos advogados", explica o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, que esteve no encontro, realizado na sede do Tribunal de Justiça (TJ).

Segundo ele, a reunião foi produtiva e a Corregedoria se comprometeu a dialogar com a Ordem. "Considero um equívoco do tribunal não ter convidado a OAB/RJ e seus presidentes de subseções para as audiências públicas realizadas em 2015. Ninguém entende mais a realidade de uma comarca do que o presidente da subseção local. No entanto, reafirmo que nosso principal interesse é a melhora da produtividade e a celeridade dos processos, no que fui muito bem recebido pela corregedora Maria Augusta", afirma Felipe.

O presidente do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Carlos André Pedrazzi, também esteve na reunião e vem atuando junto às unidades da Ordem em busca de uma solução rápida e eficiente. "A Seccional já selecionou os casos mais graves e tem a palavra da diretoria do tribunal que eles serão enfrentados. Conseguimos a garantia de que as mudanças que geraram distorções serão revisadas", informa.

Um dos instrumentos utilizados para analisar as remoções é o relatório de lotação, elaborado anualmente pela corte. De acordo com o tesoureiro e presidente das Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, o documento será, excepcionalmente, preparado de forma semestral. "Temos a promessa de um novo relatório até junho", diz.

Oficiais de Justiça

Outro ponto abordado por Luciano durante o encontro foi a produtividade dos oficiais de Justiça. Além de garantir atenção especial a algumas comarcas notadamente carentes desses profissionais, o tribunal afirmou que um novo sistema trará mais agilidade ao cotidiano. "Fomos informados pela corregedora que o modelo possibilitará o cumprimento dos mandados e o upload para o processo no mesmo dia, o que melhorará o trabalho de todos", constata.

Estiveram na reunião, ainda, o subprocurador da OAB/RJ, Tiago Morani; o coordenador das subseções na Capital, Ricardo Menezes; os presidentes das subseções de Paraíba do Sul, Eduardo Langoni; São Fidélis, Rodrigo Stellet; Méier, Humberto Cairo; e o vice-presidente da OAB/Bom Jesus do Itabapoana, Ziraldo Tatagiba.