13/01/2023 - 12:39 | última atualização em 16/01/2023 - 18:34

OABRJ e Universidade de Coimbra fortalecem parceria produtiva com novo curso voltado às novas tecnologias

Representantes da OABRJ participaram presencialmente da aula de abertura

Biah Santiago

A parceria da OABRJ com a Universidade de Coimbra continua gerando frutos à advocacia. Esta semana, entre os dias 9 e 13 de janeiro, a Faculdade de Direito da instituição promoveu um novo curso, desta vez voltado às novas tecnologias, com foco em Direito do Trabalho, Compliance e Proteção de Dados.

Retomando as aulas presenciais após o período pandêmico, o curso é resultado de colaboração produtiva com a Dialética Educação e a Comissão de Relações Institucionais da Seccional. A iniciativa contou com 20 horas de conteúdo e capacitou operadores da área trabalhista e empresarial a lidar e, até mesmo, antecipar problemas do mercado, com exemplos de cases ligados à matéria e imersão cultural. Ao final, os participantes receberam certificação internacional.

Presidente da comissão e diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou o papel da Seccional em prol da capacitação e desenvolvimento profissional.

“O intuito desta colaboração é fortalecer e enaltecer esse relacionamento de grande valia para a advocacia, porque temos em Coimbra um centro histórico do estudo do Direito e de pensamento jurídico”, disse Cordeiro. “Temos outras ideias para promovermos novos cursos com demais temas, para ampliar ainda mais esta parceria”.

O encontro foi comandado pelo professor da instituição, João Leal Amado, que destacou, em sua fala, o momento delicado pelo qual o Brasil passou nos últimos dias em razão dos ataques golpistas praticados no dia 8 de janeiro, contra a sede dos Três Poderes, na capital federal, em Brasília. No mesmo sentido, Marcus Vinicius reforçou a importância da Ordem em defesa do Estado democrático de Direito e do respeito às instituições.

O vice-presidente da Comissão de Relações Institucionais da OABRJ, Paulo Renato Fernandes, também participou do evento.