27/10/2016 - 18:51 | última atualização em 31/10/2016 - 14:29

OAB/RJ une Conselho Pleno e Colégio de Presidentes e debate greve

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
A greve dos serventuários do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ), iniciada em todo o estado na última quarta-feira, dia 26, motivou a convocação, em caráter extraordinário, de um Colégio de Presidentes de Subseção. A reunião foi realizada em uma sessão conjunta com o Conselho Pleno nesta quinta-feira, dia 27, na OAB/RJ.

No encontro, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, destacou que a iniciativa de unir os presidentes das subseções e os conselheiros seccionais é inédita e reafirmou o compromisso da Ordem em defender o interesse de todos os advogados, principalmente aqueles que mais precisam. “O nosso Norte tem sido um só durante todo esse ano terrível, de crises política e econômica. O esforço que sempre fizemos aqui foi para que o Conselho Seccional e o Colégio de Presidentes pudessem ser um ambiente de convívio entre quem pensa diferente, porque a advocacia é heterogênea”, disse.

Além das implicações da greve no dia a dia dos colegas e o posicionamento da Seccional perante à paralisação, também foram discutidos os problemas enfrentados pelos colegas para exercer a profissão em um momento de dificuldade econômica e de crise intensa no estado, além da questão da diminuição das indenizações nos juizados especiais.

Proposta

Ao final da reunião, o conselheiro Márcio Vieira Souto propôs uma moção de repúdio contra os ataques pessoais ao presidente Felipe Santa Cruz, movidos por seu posicionamento sobre a greve dos servidores. “Ataques ao presidente da Ordem, representante legítimo da advocacia, são um ataque a todos os conselheiros e a todos os advogados”, declarou. Os presidentes de subseção acompanharam a decisão.

Além dos presidentes e conselheiros, participaram do encontro o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira; o conselheiro federal Sérgio Fisher; o diretor do Departamento de Apoio às subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi; o procurador-geral e coordenador das comissões temáticas da Seccional, Fábio Nogueira; e o assessor da presidência Anderson Prézia.