11/03/2022 - 15:41 | última atualização em 17/03/2022 - 09:58

OABRJ terá grupo de testes para o app Escritório Virtual do TJRJ

41profissionais participarão de processo de análise do aplicativo para advogados

Felipe Benjamin

O aplicativo Escritório Virtual, apresentado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no dia 9 de março, passará por uma fase de testes preliminares durante o mês de março, na qual a Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da Seccional contribuirá com um grupo de testes formado por presidentes de subseções, membros de comissões da Seccional, procuradores da Ordem, profissionais atuantes na Advocacia Pública e advogados sem engajamento nos movimentos institucionais.

"Após uma ferramenta ser desenvolvida em um ambiente controlado, é necessária uma fase de testes em diferentes cenários, que correspondam à realidade da vida normal", conta a diretora de Inclusão Digital da OABRJ, Maria Luciana Souza.

"Insistimos em participar dos testes, porque esse é um aplicativo importante que tem que funcionar além dos limites do TJRJ. E como o tribunal está abrindo as portas para uma construção conjunta, foi importante chamar desde nomes da Seccional até pessoas que não orbitam o universo da Ordem, para que pudéssemos ter uma experiência ampla e qualificada. Serão 41 envolvidos nos testes, o que ainda é bastante distante dos 150 mil profissionais a quem o aplicativo é destinado".

O aplicativo, ainda sem data oficial de lançamento, permitirá que advogados e advogadas consultem audiências e julgamentos agendados, realizem petições e sejam notificados de publicações, intimações e audiências. De acordo com Maria Luciana, a expectativa é de que o período de testes se estenda por todo o mês, e que o aplicativo esteja disponível para os sistemas Android e iOS nas plataformas Apple Store e Google Play no início de abril.

"É importante lembrar que o Escritório Virtual estará vinculado ao novo portal do TJRJ, e portanto não estará vinculado ao Processo Judicial eletrônico (PJe)", diz a diretora.

"É preciso garantir que ele funcione bem e, caso isso aconteça, o aplicativo tende a ser um ganho enorme para a advocacia, permitindo uma maior mobilidade e nos alinhando com a sociedade de informação nesse momento em que tocamos praticamente a vida toda na palma das mãos".