22/04/2008 - 16:06

OAB/RJ teme protestos pedindo fim de câmaras de vereadores

Do site do Conselho Federal

21/04/2008 - O presidente da Ordem dos Advogados (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, alertou hoje que o mau uso do dinheiro público de alguns vereadores pode estimular a volta de movimentos exigindo a extinção das câmaras municipais. Damous fez essa declaração com base na notícia publica na edição do jornal O Globo, mostrando que existem, no estado do Rio, que 283 vereadores receberam remunerações acima dos limites legais entre 2004 e 2006.

"Já é hora de os vereadores de todo o país demonstrarem à sociedade brasileira e a seus eleitores que são úteis e necessários e que as câmaras de vereadores não são apenas palcos de malversação do dinheiro público e outros escândalos. Devem eles, vereadores, dar conhecimento da relevância de seus projetos de lei, dos atos de fiscalização do Poder Executivo municipal a que são obrigados e de outros atos que justifiquem a existência da vereança. Caso contrário, serão inevitáveis os movimentos, como já houve no passado, pela extinção das câmaras de vereadores", disse o presidente da OAB do Rio de Janeiro.