10/10/2024 - 15:44 | última atualização em 10/10/2024 - 16:40

COMPARTILHE

OABRJ e Subseção de Niterói concedem Medalha Sobral Pinto a decanos da advocacia que ultrapassaram meio século na profissão

E-book sobre educação previdenciária na aposentadoria da classe foi lançado no encontro

Biah Santiago






Na quarta-feira, dia 9, a OAB/Niterói condecorou advogados e advogadas que atingiram a marca de meio século no exercício profissional com a Medalha Sobral Pinto, a mais significativa comenda da OABRJ.

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, destacou que a outorga celebra aqueles que servem de inspiração para a jovem advocacia.

“Sobral Pinto era uma figura exemplar, que nos deu uma lição inesquecível. Como advogado, ele honrou a profissão ao mostrar que a advocacia defende a todos sem discriminação. Precisamos continuar mostrando aos jovens, que estão começando na profissão, o exemplo de conduta e de dignidade que cada um dos agraciados tiveram e ainda têm em suas carreiras e que agora carregam a Medalha Sobral Pinto da OABRJ”, considerou Basilio.



Presidente da OAB/Niterói, Pedro Gomes destacou os tempos de militância na advocacia dos advogados e advogadas.

“Me sinto honrado por poder, enquanto presidente desta subseção, realizar a entrega da Medalha Sobral Pinto a advogados e advogadas que merecem esse privilégio e respeito de seus colegas”, destacou Gomes.


“Se hoje tenho uma trajetória na advocacia, foi graças a vocês, que pavimentaram a estrada. Os jovens colegas devem se inspirar nos mais velhos, pois os contemplados com a medalha são nomes que fizeram parte da história da OAB/Niterói, que construíram o legado que hoje carregamos, e que engrandecem a advocacia há mais de 50 anos”.



Também compuseram a mesa o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB/Niterói (ESA/Niterói), Júnior Rodrigues; a coordenadora de cursos da ESA/Niterói, Regina Russell; o conselheiro da subseção Nelson Fonseca; o ex-presidente da Caarj Temístocles Pinho (1980 a 1984); e os ex-presidentes da OAB/Niterói: Reinaldo Mosso Beyruth (1981 a 1985), Ronald Eucário Villela (1985 a 1987) e Orquinézio de Oliveira (1992 a 1995).

Orquinézio fez o discurso como paraninfo dos outorgados com a Medalha Sobral Pinto.

“Somos privilegiados por termos passado os 50 anos de atuação na advocacia. Esta medalha relembra e representa os grandes feitos de quem luta diariamente nesta carreira em defesa da cidadania”, destacou o ex-presidente da subseção.

Ronald Villela, também ex-presidente da OAB/Niterói, relembrou, emocionado, os obstáculos e as alegrias profissionais vividos  ao longo dos anos. 

“Parece que foi ontem que recebi a minha carteira da Ordem, e, hoje, com tantas lembranças guardadas, recebo a medalha que carrega o nome de Sobral Pinto. Em 50 anos passamos por diversos percalços na profissão, mas o que importa é que estamos vivos para continuar honrando a nossa classe”. 

Os colegas condecorados com a outorga foram:

  • Abner Parreira de Gouvea, Acyr de Paula Lobo, Almir Vieira de Souza Junior, Anderson Fabiano Possidente, Antonio Paulo Ruzzi Pedroso, Antonio Pinto Flores Junior, Antonio Plastina, Arthur Baptista Xavier, Carlos Alberto de Sá Fonseca, Carlos Augusto Mainier, Carlos Augusto Rabelo Vieira, Carlos Fellows, Celio Junger Vidaurre, Consuelo de Godoy Dias, Eliana Maria Nogueira Ranquine, Eni Cezar de Campos Lima, Flavio Celso Gomes Pereira, Geraldo Bezerra De Menezes, Gibson Fabiano Pacheco Nogueira, Gilson Monteiro, Horacio Franscisconi, Humberto Godefroy Alves da Costa, Ivan José de Abreu, João Batista Poubel, Joaquim de Oliveira Campos, José Luiz Menezes Dutra.

  • Leirton da Silva Coelho, Luiz Antonio Muniz Carneiro, Lusmailda Pires Torres, Manoel Francisco Ribeiro de Oliveira Garcia, Marcelo Ribeiro Cardoso, Marco Antonio Leite de Siqueira, Margarida Maria Lemes de Andrade, Mario Dias de Mesquita, Martinho Eduardo Gomes Filho, Melhim Namem Chalhub, Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha, Nelson Fonseca, Ney Ferreira, Odalir Dantas de Souza Mello, Orquinezio de Oliveira, Paulo Roberto da Rocha Azeredo, Paulo Roberto de Abreu Vivas, Paulo Roberto Motta Ayd, Paulo Roberto Vianna Lucas, Paulo Sergio Gouvea Mello, Plinio Augusto de Serpa Pinto, Raul Pires Torres, Regina Celia Monte Vianna Pires, Reinaldo Mosso Beyruth, Renildo de Souza Coutinho, Riva de Almeida Ramos, Roberto Gonçalves Quintella, Ronald Eucario Villela, Sonia Maria Motta Felicio Ferreira, Themístocles Américo Caldas Pinho, Wanderley Lobianco, Wilson Queiroz Pereira e Ulisses Monteiro Ferreira.

ESA/Niterói lança e-book sobre educação previdenciária na advocacia



Na ocasião, a ESA/Niterói lançou o e-book “Aposentadoria da advocacia”, que orienta os colegas a como se identificar como segurados na Previdência Social e sobre as formas de contibuição ao Instituito Nacional do Seguro Social (INSS). O manual foi elaborado pela coordenadora de cursos da escola e conselheira de Recursos da Previdência Social, Regina Russell.

“O Conselho Federal fez um estudo recentemente que identificou que quase 50% da advocacia em âmbito nacional é autônoma, então o e-book serve para alertar e explicar aos colegas como contribuir e quais são as regras para conquistar a sua aposentadoria e gerar menos problemas no futuro”, observou Regina.

Abrir WhatsApp