10/08/2022 - 12:09

OABRJ e Subseção de Macaé promovem encontro em defesa de direitos dos autistas e seus familiares

Biah Santiago

A OABRJ, por meio da Assessoria Especial de Assuntos Legislativos da Ordem, em interlocução com a Comissão da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Subseção de Macaé, promoveram evento na sede da região, na última segunda-feira, dia 8, em prol das pessoas com deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a finalidade de atender as demandas locais.

O encontro se deu por uma solicitação recebida pela subseção, derivada do movimento de mães ‘Família PCD Macaé’, para uma troca de experiências e soluções na luta pelos direitos aos autistas e seus familiares.

Presidente da OAB/Macaé, Ana Agleice Poncio destacou que as portas da subseção sempre estarão abertas para discutir os problemas da sociedade, inclusive o direito das minorias.

De acordo com a assessora legislativa da Presidência da OABRJ, Anna Borba, que representou o presidente da Ordem, Luciano Bandeira, no evento,  a Seccional e a subseção têm o objetivo comum de amparar as necessidades dos familiares da região e tratar pautas constantes de reclamações das mães de autistas.

“O evento teve por mote principal acolher as mães e pais de crianças autistas da localidade, bem como levar conhecimento sobre temas que envolvem os direitos dessa minoria”, explicou Borba. “A experiência foi ímpar e desse encontro outros virão. Acredito que é o início de um movimento transformador para esses pequenos brasileiros e principalmente no que tange ao direito de serem diferentes e aceitos como tal”.

As palestras realizadas no evento ficaram a cargo da presidente da Comissão de Direitos dos Autistas e seus Familiares (Cdaf) da Seccional, Ana Carolina Dunna Correa; e de integrantes do grupo: as advogadas Andrea Bussade, Adrielly Moura, Daniela Schweig Cichy e Cláudia Pedrosa; e da colaboradora, Maria José, mãe de pessoa com deficiência e avó de criança autista. Elas abordaram a garantia de direitos dos autistas e membros familiares; a dificuldade de acesso a laudos médicos e benefícios; a assistência médica e tratamentos, como fisioterapia e neurologia; e vivências diárias.