11/12/2023 - 16:45 | última atualização em 11/12/2023 - 16:57

COMPARTILHE

OABRJ sediou III Congresso de Direito Previdenciário

Dezenas de palestrantes se dividiram em seis painéis ao longo de três dias de evento

Felipe Benjamin





A OABRJ foi palco, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, do III Congresso de Direito Previdenciário do Rio de Janeiro, que debateu os desafios do setor diante do cenário de constantes mudanças e crescimento profissional da área. Ao todo, dezenas de palestrantes se debruçaram sobre os temas do Direito Previdenciário e apresentaram suas perspectivas para o futuro da matéria.

"Esse é o terceiro congresso realizado aqui na OABRJ e podemos dizer que o Rio de Janeiro se tornou um dos mais relevantes centros de debates a respeito do Direito Previdenciário", afirmou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, em seu discurso de abertura. "Em todo o Brasil, a área previdenciária é a que mais cresce dentro do Direito, e a cada dia temos novos colegas e novos processos. É uma imensa felicidade, portanto, reunir os previdenciaristas neste evento que já se tornou uma tradição na cidade".

Compuseram a mesa ao lado de Basilio, a presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro; o coordenador de Direito Previdenciário da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OABSP, Theodoro Agostinho; o procurador-geral da OABRJ, Fábio Nogueira; o conselheiro seccional e presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OABRJ, Humberto Adami; a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, Thais Fontes, e o coordenador do Instituto de Estudos Previdenciários, Trabalhistas e Tributários (Ieprev) no Rio de Janeiro, Wagner Bernardo.


"Nossa ideia, após a pandemia, foi trazer ao Rio de Janeiro todo ano um congresso que fosse mais acessível aos previdenciaristas", afirmou Suzani. "Nesses três dias examinaremos os desafios do Direito Previdenciário a partir de uma nova Previdência, já que a Emenda 103 traz grandes alterações à legislação. Teremos um painel inteiro dedicado ao marketing jurídico, que pode ajudar a advocacia previdenciária a enxergar seu trabalho de um forma empresarial, aprendendo a gerir melhor seus escritórios e prospectar clientes".



Ao longo dos três dias de evento, foram debatidos cálculos de benefícios e teses revisionais, tendências na advocacia previdenciária, novos mercados previdenciários, benefícios previdenciários, o processo judicial previdenciário e a relação entre o processo administrativo e a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Abrir WhatsApp