11/05/2015 - 10:02 | última atualização em 11/05/2015 - 15:21

OAB/RJ sediou evento sobre cooperação e cooperativismo

redação da Tribuna do Advogado

O lançamento da campanha Dia C: Dia de cooperar 2015 aconteceu nesta sexta-feira, dia 8 de maio, no auditório do 9º andar da Seccional. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RJ), foi organizado com o apoio da Comissão Especial de Direito Cooperativo (CEDC) da OAB/RJ. A solenidade marcou o início da mobilização das cooperativas para as ações do Dia C deste ano, marcado para 4 de julho, quando é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Criado em 2009, o Dia C tem como objetivo promover e estimular ações de voluntariado.

O presidente da CEDC da Ordem, Ronaldo Gaudio – que também é assessor jurídico da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/RJ) e vice-presidente de relações institucionais da Delegacia Brasileira da Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC/BR) –, falou sobre o tema Identidade: a cooperação no cooperativismo e nas sociedades cooperativas. “O grande vetor de cooperação é o cooperativismo. A economia, por exemplo, mostra, principalmente através da teoria dos jogos, que qualquer operação econômica realizada em regime de cooperação produz mais resultado do que aquelas estabelecidas em competição. Se nos juntamos para ganhar mais, o resultado final é muito superior àquele em que estamos competindo um com o outro”, explicou Gaudio.

A abertura coube ao presidente do Sescoop/RJ, Marcos Diaz, que agradeceu a cessão do espaço da Seccional e falou da expectativa para o evento em julho. “É muito difícil conseguir um espaço no Centro com essa estrutura, agradecemos à Ordem pelo apoio. O Dia C é muito importante e gratificante para todos nós que temos o cooperativismo na veia. Pretendemos realizar as ações em no mínimo 30 municípios, embora a vontade seja chegar aos 92 do estado, mostrando a força do cooperativismo no Rio de Janeiro”, afirmou Diaz.

Após uma série de dinâmicas de grupo para estimular a busca de soluções cooperativas, as atividades foram encerradas com um almoço de confraternização. O evento contou com a participação de aproximadamente 170 pessoas, que representaram 55 cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. Em 2014, mais de 13 mil fluminenses foram beneficiados pelas ações de cooperação.