05/12/2023 - 15:59 | última atualização em 05/12/2023 - 16:43

OABRJ sedia lançamento do plano de trabalho do acordo de cooperação com Senac, Fecomércio e Sebrae

Medida irá capacitar a advocacia com cursos e oficinas sobre gestão de escritórios

Biah Santiago

A OABRJ, por meio de sua Diretoria de Apoio à Advocacia, e com apoio das comissões de Mentoria Jurídica e de Direito da Pequena e Média Empresa, e a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), lançaram, nesta terça-feira, dia 5, o plano de trabalho do acordo de cooperação firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RJ) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RJ).

Veja aqui o evento de lançamento completo ou acesse o canal da OABRJ no YouTube.

A parceria tem como principais objetivos a capacitação em gestão de jovens advogados, advogadas e escritórios de advocacia, a importância do aconselhamento jurídico em todas as etapas do negócio e a conscientização das micro e pequenas empresas a respeito dessa questão.

Áreas necessárias para ampliar o conhecimento da classe, como planejamento, marketing, gestão de pessoas e acesso às novas tecnologias, também estão no escopo do projeto ‘Empreendendo na Advocacia’, de acordo com a conselheira seccional e diretora de Apoio à Advocacia da OABRJ, Emília Garcez.

“A advocacia cumpre papel fundamental na orientação jurídica, no fomento à inovação e na busca incessante pela excelência no atendimento à sociedade”, destaca Garcez.

“A Diretoria de Apoio à Advocacia sempre irá garantir as melhores condições profissionais e incentivar projetos que resguardem a qualidade e o suporte ao trabalho da nossa classe. Por isso, atuamos firmemente e assumimos o compromisso de levar para a advocacia todas as ferramentas para uma atuação relevante no mercado e uma carreira multidisciplinar”.

Para a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, incentivar noções empreendedoras à advocacia é crucial para capacitar advogados e advogadas para os desafios cotidianos da profissão.

“Levar o conhecimento sobre gestão de escritórios à advocacia é uma grande e necessária iniciativa”, pondera a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, ao incentivar a instrumentalização da advocacia com noções empreendedoras no mercado de trabalho.

“Não somos forjados durante os anos na faculdade de Direito a como gerir um negócio e isso faz parte da base para o sucesso. Se há um erro na gestão, todos os resultados positivos podem ser minados. Através desse plano de trabalho, a advocacia de todo estado terá acesso aos cursos de qualidade das entidades que se preocupam em oportunizar ferramentas à classe”.

“A visão de mercado para atender a advocacia deve ser diferente”, julgou o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira ao pontuar que existem poucas instituições preocupadas com as especificidades da classe.

“Cerca de dois terços da advocacia é composta por autônomos, os outros quase 27% são de escritórios com cinco advogados no máximo; aqueles que estão em empresas e serviços públicos estão em 10%”, analisou o tesoureiro. “Isso significa que existe uma massa da advocacia que precisa sobreviver, e para isso, precisa compreender minimamente essas ferramentas de gestão”.

Pela Caarj, a diretora de Convênios da entidade, Fernanda Mata, relembrou as lutas de aprendizado diárias de jovens advogados no início de carreira, que não sabiam como gerir seus escritórios após sair da universidade.

“Quando pegamos a nossa tão sonhada carteira vermelha da Ordem, somos jogados aos leões, pois não sabemos qual caminho seguir depois disso. Vou ingressar em algum escritório ou vou empreender?”, questiona Fernanda. “Esta iniciativa é genial, pois customiza um produto especialmente para o empreendedor advogado, que tem suas limitações, por exemplo, sobre a saúde financeira de seus escritórios e outras expertises que não são ensinadas à nós na faculdade”.

Aperfeiçoar, capacitar e especializar em gestão é o objetivo do projeto

Com a expectativa de atingir cerca de 12 mil colegas com os cursos, habilitar mais de 500 advogados e advogadas para a prestação de serviços e gerar novos 15 mil empreendedores de pequenos negócios, os representantes das entidades destacam a importância de fomentar essa iniciativa para todo estado.

Também compuseram a mesa do evento o procurador-geral e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da OABRJ, Fábio Nogueira; a integrante da Diretoria de Apoio à Advocacia e da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa da Seccional, Renata Haje; os diretores jurídicos do Sebrae/RJ, Daniel Gigante, e do Senac/RJ, Aline Ferreira; o gerente de Educação do Sebrae/RJ, Antonio Kronemberger; e a assessora da Presidência da Fecomércio, Márcia Borges, que salientou o convênio como um dos agentes para a movimentação no turismo do estado.

Os diretores de Produtos e Atendimento da Fecomércio/RJ, Julio Freitas; e regional do Senac/RJ, Sergio Ribeiro, consideraram o plano de trabalho como um dos motores para ampliar a experiência empreendedora no mercado advocatício.

Segundo o diretor Superintendente do Sebrae/RJ, Antonio Alvarenga, a advocacia impacta o cenário social do país.

“O nosso desafio é tornar pequenos e médios escritórios em gestores capacitados”, disse Alvarenga. “No Brasil temos 2 milhões de microempreendedores, que são responsáveis pela geração de mais 50% dos empregos e esse número não para de crescer. Nossa missão é essa: fazer o país crescer em oportunidades”.