26/04/2022 - 11:15 | última atualização em 26/04/2022 - 11:28

COMPARTILHE

OABRJ sedia evento internacional sobre alienação parental

Representantes de organizações de diversos países debateram o tema na sede da Seccional

Felipe Benjamin

A alienação parental foi tema de uma convenção internacional realizada nesta segunda-feira, dia 25, na sede da OABRJ. Comandado pela Comissão do Direitos da Criança e do Adolescente da OABRJ, o evento foi apresentado pela diretora da Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF), Ana Gerbase, e trouxe experiências de profissionais de diversas partes do mundo sobre o tema, além das participações de representantes de organizações brasileiras dedicadas ao combate à alienação parental, como a Associação Nacional em Defesa dos Filhos pela Igualdade Parental (Anfipa), o Observatório da Alienação Parental (Oapar) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), além de seccionais da OAB.

O encontro, que se estendeu por toda a tarde, contou com a presença virtual de representantes de entidades que combatem a alienação parental em países como Espanha, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Equador.

"Essa questão da alienação parental tem trazido muitos debates na sociedade civil, no Judiciário e também no Legislativo, e é importante que esse tema seja constantemente debatido pelos operadores do Direito. Temos aspectos psicológicos seríssimos a serem abordados nessa questão e, por isso, utilizamos uma equipe interprofissional para lidar com casos de alienação parental. A criança não é objeto de seus genitores, mas sim sujeito de seus direitos", afirmou a presidente da Comissão do Direitos da Criança e do Adolescente da OABRJ, Silvana do Monte Moreira. 

.

Abrir WhatsApp