10/03/2017 - 15:48 | última atualização em 10/03/2017 - 16:00

COMPARTILHE

OAB/RJ sedia etapa do Congresso Nacional do novo CPC

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Termina hoje a Etapa Rio do Congresso Nacional do novo Código de Processo Civil (CPC). O evento, cuja abertura aconteceu na quinta-feira, dia 9, recebe advogados de todo o país. O encerramento será a partir das 18h, com um debate sobre os novos rumos do Processo Civil no Século 21, na sede da Seccional. 
 
“Temos organizado vários eventos sobre o CPC. Não se trata mais de anunciar suas novidades, até porque boa parte da advocacia já conhece e está aplicando o código há quase um ano. Nosso objetivo aqui é discutir as polêmicas que o CPC já está apresentando nesse tempo de vigência”, afirmou na abertura o vice-presidente da Ordem, Ronaldo Cramer, que também é um dos responsáveis pela coordenação científica do congresso, em conjunto com Bruno Garcia Redondo, Guilherme Peres de Oliveira e Fábio Victor da Fonte Monnerat. A organização foi feita em parceria com a Caarj, com a Escola da Advocacia Geral da União (AGU) e com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).
 
A conferência inicial foi ministrada pelo presidente do IBDP, Paulo Henrique dos Santos Lucon. “Estamos comemorando essa semana um ano de vigência do CPC. Somos nós advogados que sabemos como isso funciona no dia a dia, em que travamos o bom combate”, disse ele, diante do Salão Nobre lotado.
 
Além de Cramer e Lucon, também compuseram a mesa de abertura o conselheiro seccional Márcio Costa; o diretor da Escola da AGU, Leonardo Vizeu; e o professor da PUC-Rio Guilherme Peres. O evento não teve falas expositivas dos palestrantes, mas sim diversos painéis com uma dinâmica de debate entre os juristas convidados, que responderam a questões previamente levantadas. Assuntos como normas fundamentais, advocacia e magistratura, tutela provisória, coisa julgada e ação rescisória, cumprimento de sentença e medidas executivas, apelação e agravo de instrumento, entre outros, foram discutidos por dezenas de palestrantes. 
Abrir WhatsApp