06/04/2015 - 12:36 | última atualização em 06/04/2015 - 15:20

COMPARTILHE

OAB/RJ sedia entrega da 27ª edição da Medalha Chico Mendes

redação da Tribuna do Advogado

A 27 ª edição da Medalha Chico Mendes de Resistência, que homenageia, anualmente, pessoas e entidades que se destacam nas lutas de resistência no Brasil e no exterior, lotou o salão da OAB/RJ na última terça, dia 31.
 
Entregue sempre nesta data - ou em 1º de abril - em referência ao dia em do golpe militar de 1964, a medalha este ano foi para Dom Xavier Gilles de Maupeau d’Ableiges; Sérgio de Souza Verani; Flora Abreu Henrique da Costa; Horácio Cintra (in memoriam); os desaparecidos na Guerrilha do Araguaia João Gualberto Calatroni (in memoriam) e Lúcia Maria de Souza (in memoriam); as mães de jovens assassinados em Manguinhos Fátima dos Santos Pinho de Menezes e Ana Paula Gomes de Oliveira; a ONG Repórter Brasil; e Igor Mendes da Silva, estudante de geografia da UERJ, e ativista do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e da Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ), preso desde o dia 3 de dezembro de 2014 no Complexo Penitenciário de Bangu por participação em protestos populares.
 
“Igor é, nos dias de hoje, um preso político que temos no Brasil”, destacou o membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica (CDHAJ) da Seccional Luiz Rodolfo Viveiros de Castro, que apresentou a cerimônia.
 
O prêmio internacional foi dado a Jorge Zabalza e Juan Carlos Mechoso e o cultural, a José Celso Martinez. A comenda foi entregue pelo presidente da CDHAJ, Marcelo Chalréo. Já a homenagem especial foi ao dublador Jorgeh Ramos, que foi também militante sindical e que apresentou o evento por 23 anos, desde sua criação, em 1989, até 2012.
 
Organizada pela Comissão de Direitos Humanos em parceria com outras entidades, a entrega da medalha contou ainda com apresentação do coral NheengarECOporanga, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.
 
 
Abrir WhatsApp