17/12/2010 - 16:06

OAB/RJ se reúne com presidente eleita do TRT-1

Da assessoria de imprensa da Caarj

17/12/2010 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho (CJT), Ricardo Menezes, reuniram-se nesta quinta-feira, dia 16, com a presidente eleita do TRT da 1º Região (Rio de Janeiro), desembargadora Maria de Lourdes D'Arrochella Lima Sallaberry. Wadih classificou o encontro como uma visita de cortesia e disse que a Ordem pretende trabalhar em conjunto com o tribunal para a melhoria da Justiça Trabalhista no estado.

"Eu a parabenizei pela vitória. E adiantei que faremos todo o possível para obter melhorias para os profissionais que militam na Justiça do Trabalho", disse Wadih.

Na reunião, o presidente da CJT, Ricardo Menezes, expressou sua indignação com o ato 84/2010, firmado pelo atual presidente, desembargador Aloysio Santos, que extingue o posto de atendimento da Justiça do Trabalho no Shopping Rio Sul. "Essa decisão vem se somar a outras medidas desastrosas tomadas pelo atual presidente do TRT-1, como o fechamento dos protocolos integrados na Ilha do Governador e na Barra da Tijuca", afimou Ricardo Menezes, que se diz esperançoso com a futura administração. "Nas três últimas gestões, nada andou na Justiça Trabalhista. E desde a criação da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RJ, foi a desembargadora Sallaberry que mais nos apoiou", disse.

A presidente eleita enfatizou a importância do diálogo entre o Tribunal e a OAB. "Já estive do outro lado. Fui advogada no início da carreira, tenho uma filha advogada e sei que existem muitas dificuldades e problemas a serem resolvidos. Criticas construtivas são importantes e o diálogo com a Ordem deve ser independente e sem subserviência. Precisamos ter uma relação transparente e honesta", disse ela.
Sallaberry assumirá a Presidência do TRT em março de 2011. Ela ingressou por concurso na magistratura em 1981, tendo sido promovida por merecimento em 1985 para o cargo de juiz-titular da então 4ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro. Em 1998, chegou à segunda instância e, entre outras atividades, exerceu a presidência da Comissão Socioambiental do tribunal. Foi também vice-presidente do TRT-RJ de  2007 a 2009

A próxima gestão no TRT terá como vice-presidente o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond e à frente da Corregedoria estará o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, que terá como vice-corregedora a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes.

Também participaram da reunião o vice-presidente da CJT, Paulo Renato Vilhena Pereira e os desembargadores Paulo Marcelo Serrado e Carlos Alberto Araújo Drummond.