14/03/2024 - 15:54 | última atualização em 15/03/2024 - 12:39

OABRJ se faz presente na 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada

Biah Santiago

Referências no sistema OAB no que diz respeito à atenção institucional à representatividade feminina, a Seccional fluminense e a Caarj estão participando da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que foi aberta nesta quinta-feira, dia 14, em Curitiba e se estende até amanhã. A programação tem o mote “Evolução e o protagonismo” e é repleta de oficinas e palestras cujas dimensões fazem do evento o maior com este perfil no universo jurídico. Assista aqui à íntegra da solenidade de abertura.

Capitaneadas pela vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, e pela presidente da Caarj, Marisa Gaudio, a comitiva do Rio contou com a presença de diretoras da Seccional, conselheiras federais, presidentes de comissões e as lideranças femininas das subseções - todas as 20 mulheres que foram eleitas para o cargo de presidente das sedes da Ordem no estado - estão servindo de prova viva de que a paridade de gênero instituída nas eleições de 2021 da Ordem já vinha direcionando as ações da Seccional fluminense há algum tempo.

Afinal, a OABRJ foi a primeira a instituir uma Diretoria de Mulheres; e hoje investe na disseminação de Salas de Amamentação e brinquedotecas nas sedes do interior do estado. Isso sem falar nas diversas linhas de auxílio específicas para mulheres oferecidas pela Caixa de Assistência.

“Nós mulheres somos a maioria da advocacia. A conferência traz o debate sobre o exercício das mulheres, que compõem 52% da classe, sobre mais espaço de poder para as mulheres e de participação delas, sobretudo, nas tomadas de decisão relevantes para a manutenção da advocacia”, afirma Basílio.

Marisa Gaudio, primeira mulher a assumir a Presidência da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) em 80 anos, reforça o papel da advocacia feminina nas principais trincheiras da luta pela igualdade de oportunidades para mulheres.

“A conferência relembra toda a história das mulheres, tanto na advocacia, quanto na sociedade. O Rio de Janeiro veio representado em peso pelas lideranças da Seccional para uma troca de experiências com colegas de outros estados”, disse Marisa.

“O presidente Luciano Bandeira sempre foi um aliado na instauração da paridade. Por isso, viemos trazer a experiência da advocacia fluminense, sobretudo, na luta pela paridade, protagonizada pelas mulheres do Rio que estão nas trincheiras há muito tempo”.

Lideranças femininas e a evolução do exercício profissional pautam 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada

Durante a solenidade, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, transmitiu a presidência da entidade, durante os próximos dois dias, para a secretária-geral adjunta, Milena Gama.

“Este é um espaço singular de união, troca de experiências e de fortalecimento da nossa voz no cenário jurídico e social. As lideranças femininas da advocacia são um testemunho vivo de que somos capazes de enfrentar obstáculos e alcançar espaços que nos foram historicamente negados”, disse Milena.

Simonetti completou: “Eu me envergonho dos homens que ainda não entenderam que a igualdade de gênero é o maior instrumento para a pacificação social em todo o Brasil”.

A cerimônia contou com a participação de membros da CFOAB: o vice-presidente da OAB, Rafael Horn; o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos; e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno. Também estiveram presentes a presidente da OABPR, Marilena Winter; a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira, além de presidentes de seccionais, das comissões estaduais da mulher advogada e outras autoridades.