02/08/2024 - 16:48 | última atualização em 02/08/2024 - 20:41

COMPARTILHE

OABRJ e Sacerj firmam convênio de cooperação técnica para oferecer à advocacia criminalista cursos gratuitos e mercado de atuação pro bono

Biah Santiago






Na tarde de quinta-feira, dia 1º de agosto, a OABRJ e a Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (Sacerj) firmaram convênio de cooperação técnica para oferecer à advocacia criminal e estudantes de Direito treinamentos, cursos livres, workshops, simulações de sustentação oral e publicação de artigos (por meios físicos ou digitais), sem custo adicional. 

A parceria também oferecerá à classe a oportunidade, especialmente aos jovens advogados e advogadas, de exercer a advocacia pro bono. O espaço onde os colegas prestarão os serviços será o escritório modelo mantido pela Sacerj (na sede localizada na Avenida Almirante Barroso, nº 91, sala 1209, no Centro do Rio), que leva o nome de um dos maiores nomes do Direito Penal nacional, Nilo Batista. 


“Temos uma responsabilidade pedagógica com a advocacia, e a capacitação é um dos nossos pilares. Os cursos em parceria com a Sacerj vão aperfeiçoar ainda mais os colegas para que sejam preparados para atuar com excelência e enfrentarem o dia a dia profissional”, considerou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.



Participaram da assinatura do convênio a presidente da Sacerj e conselheira da OABRJ, Marcia Dinis; o procurador-geral da Seccional e presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminalista (Anacrim), James Walker; o diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi; os presidentes das comissões da Seccional: de Processo Penal, Diogo Tebet; e a de Enfrentamento à Violência Contra Advogados, Paulo Castro. Pela Sacerj, estiveram também o secretário da Presidência, Luciano Saldanha; e o conselheiro, João Bernardo Kappen. Referência entre os criminalistas, Alexandre Dumans também participou do ato.

“A parceria será destinada à advocacia especializada na área criminal, assim como para os estudantes de Direito. Esse convênio visa a oportunizar aos jovens advogados e advogadas o exercício profissional pro bono, por intermédio do escritório modelo Nilo Batista”, explicou Dinis.


“No escritório modelo, temos como escopo de atuação a prestação de assistência jurídica especializada e gratuita a segmentos vulneráveis da população do estado, além de oportunizar aos colegas, que não tiveram chance de estagiar em escritórios advocatícios no âmbito criminal, dedicar-se a esta área e à prática com supervisão de advogados (as) experientes”.

Abrir WhatsApp