10/07/2015 - 18:22 | última atualização em 13/07/2015 - 15:49

Na OAB/RJ, Ricardo Lira recebe medalha que premia carreiras acadêmicas

redação da Tribuna do Advogado

Uma emoção pela grande amizade entre os advogados Evaristo de Moraes Filho e Ricardo Pereira Lira tomou o plenário lotado do Conselho Pleno da OAB/RJ desta quinta-feira, dia 9, que em seu encerramento contou com uma homenagem a Ricardo, primeiro honrado com a medalha entregue pela Seccional para premiar carreiras acadêmicas e que leva o nome de Evaristo, que faleceu em 1997.

“Essa medalha vem coroar um trabalho que vem sendo feito desde que o Ricardo assumiu a diretoria da ESA [Escola Superior de Advocacia], na primeira gestão do Wadih Damous na Seccional, no sentido de fazer da escola uma referência de ensino, um local de construção do saber jurídico na perspectiva da advocacia”, frisou o atual diretor-geral da ESA, Flávio Ahmed, que idealizou a criação da medalha, aprovada unanimemente pelo Conselho. “Essa iniciativa é uma inspiração para a advocacia”, completou.

Flávio explica a escolha de Antonio Evaristo de Moraes Filho como nome para a medalha: “Um advogado que enfrentou grandes causas no direito criminal, um advogado da liberdade e que hoje honra essa comenda com seu nome. E o primeiro homenageado não poderia ser outro, pois Ricardo coroa a imagem do advogado que é um jurista completo”.

Ele completou: “A sensação é que todos nós, advogados, estamos sendo homenageados aqui, pois os dois representam tudo que idealizamos para a advocacia. Ricardo é um advogado combatente, plural, que enxerga o Direito nas suas múltiplas facetas e como instrumento de transformação social. É isso que a gente enxerga na Ordem, é isso que a gente enxerga na ESA”.

Para o vice-presidente da Seccional, Ronaldo Cramer, que comandou a mesa, Ricardo Lira transcende a figura do professor: “Mestre Ricardo é doutrina. É uma daquelas poucas pessoas da academia que viraram doutrina na área em que atuam”.

O tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, e o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, frisaram a importância do homenageado para a classe. “Ricardo simboliza um grupo de pessoas que nos estimulou a estar aqui, que nos fez entender o papel da advocacia, a importância de defender as bandeiras da advocacia e como isso interfere significativamente na construção de valores democráticos”, afirmou Oliveira.

Filho de Ricardo Lira, o também advogado José Ricardo Lira apontou a ligação entre sua família com a de Evaristo, esta representada na ocasião por seus filhos Eduardo de Moraes e Renato de Moraes. “Essa medalha homenageia não só a figura exponencial na advocacia que foi o Evaristo, mas também um grande amigo da minha família, um verdadeiro irmão do meu pai. Tenho imensa gratidão por ter tido a oportunidade de presenciar essa amizade, circunstância que confere a essa cerimônia pra mim um gosto de reencontro, um reencontro mágico entre esses grandes amigos”.

O homenageado da noite, Ricardo Lira, contou aos presentes a trajetória desta amizade: ”Evaristo e eu fizemos juntos o vestibular para a faculdade de Direito da então Universidade do Distrito Federal, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Começamos o curso em 1951 e fizemos intensa política universitária, abrindo juntos um escritório logo depois de formados e levando essa amizade por toda a vida. Recebo agradecido e emocionado essa medalha que leva seu nome e é mais um elo que nos une eternamente. Fico aqui, na esperança de nos reencontrarmos, Evaristinho”, disse, emocionado.

O evento contou também com o lançamento do livro Direito Imobiliário: Escritos em homenagem ao professor Ricardo Pereira Lira, coordenado pelo desembargador do TJ Marco Aurelio Bezerra de Mello e pelo advogado Fábio de Oliveira Azevedo. Também presente à mesa, Marco Aurelio falou sobre a importância do trabalho de Lira no que se refere à regularização fundiária das favelas.

A cerimônia foi transmitida ao vivo e ainda pode ser conferida, na íntegra, no canal da OAB/RJ no Youtube.