25/05/2022 - 14:46 | última atualização em 27/05/2022 - 18:36

OABRJ reúne-se com nova secretária de Administração Penitenciária

Acompanhamento de clientes em audiências virtuais foi assegurado à advocacia

Felipe Benjamin

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e representantes da Comissão de Prerrogativas da Seccional liderados pelo presidente do grupo, Marcello Oliveira, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, dia 25, com a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Ducas Nebel, e discutiram questões relativas à atuação de advogados e advogadas dentro do sistema prisional. Nomeada em abril, Maria Rosa é a primeira mulher policial penal a assumir uma Secretaria de Administração Penitenciária do Brasil, e fez questão de reforçar que a antiga parceria entre a Ordem e a Seap seguirá forte.

"Os laços com a OABRJ são antigos e cada vez mais serão pujantes e em prol dos nossos presos, que precisam de toda a dignidade e  assistência. É imprescindível essa interação entre as instituições, extremamente salutar para todos e principalmente para a população em estado de vulnerabilidade que são os encarcerados".

O entusiasmo da secretária foi compartilhado por Luciano, que demonstrou otimismo ao falar da relação entre as duas instituições.

"É muito importante essa interação para a atuação da advocacia e o respeito às prerrogativas, e tenho certeza de que essa aproximação com a Seap produzirá resultados muito positivos para toda a sociedade", afirmou o presidente da Seccional.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira, destacou as diversas questões levantadas durante a reunião.

"Vários temas foram tratados hoje com a secretária, mas o principal deles é a garantia de que o advogado poderá acompanhar seu cliente lado a lado nas audiências virtuais sem qualquer interferência do sistema", afirmou Marcello. "A secretária também disse que irá priorizar a integração tecnológica da base da OAB com a base da Secretaria de Administração Penitenciária de forma a agilizar os procedimentos de cadastro para torná-los mais seguros, além de dar acesso aos advogados à localização de seus clientes nas unidades prisionais".

Segundo Marcello, a experiência de Maria Rosa no sistema penitenciário auxiliará a secretária em sua missão de aprimorar o trabalho da secretaria. "A secretária é profunda conhecedora do sistema penitenciário e manifestou a clara intenção de melhorar seu funcionamento em benefício dos profissionais que precisam acessá-lo e de toda a população", afirmou.

"Um dos aspectos relevantes que serão eliminados com a integração do sistema é a possibilidade de assédio a advogadas mulheres na entrada das unidades prisionais, isso já foi objeto de um ato normativo interno da Seap, de forma que as advogadas não sejam mais obrigadas a informar seus números de telefone. Apesar de normatizado, a integração do sistema vai ajudar a preservar essas informações. Continuaremos também a dar bastante prioridade à reforma dos parlatórios para garantir que os advogados e as advogadas tenham condições dignas de trabalho em todas as unidades prisionais do estado".

Pela OABRJ, também participaram da reunião o presidente e o vice da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Rodrigo Assef e Marcio Castellões; a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/Bangu, Tatyana Ambrósio; a coordenadora da Comissão de Prerrogativas da Seccional junto ao Sistema Penitenciário, Vivian Ramôa; e a presidente da OAB Jovem, Amanda Magalhães, que também é representante da Ordem no Conselho Penitenciário.

O encontro ainda foi acompanhado pelo chefe de Gabinete da Seap, Rafael do Val; pelo subsecretário Operacional, Álvaro Rafael Ouvinã; pelo assessor especial Moisés Bormac; pela corregedora-geral, Roseli Félix; e pelo subsecretário de Reintegração Social, Lúcio Flávio Correia Alves.

Assef expressou satisfação com o resultado do encontro:

"Essa foi uma reunião proveitosa, que dá uma linha de continuidade aos diálogos que mantemos com a Seap, sempre nos espírito de desburocratizar cada vez mais os serviços para com a advocacia e criar realmente um padrão", afirmou Rodrigo. "Essa é uma gestão que já começa sendo muito bem sucedida pela secretária Maria Rosa".

Coordenadora da Comissão de Prerrogativas junto às unidades prisionais, Vivian Ramôa destacou a evolução das relações entre a Seccional e a Secretaria. "É importante dar continuidade à política de parceria entre a OABRJ e a Seap para dirimir os transtornos de um local que antes era hostil", afirmou Vivian. "Hoje, com a colaboração especial dos profissionais da Seap, conseguimos implementar um atendimento digno e respeitoso à toda a advocacia criminal".

Tatyana Ambrósio levou à Secretaria uma demanda dos advogados que atuam na defesa de presos no Complexo Penitenciário de Gericinó. "Muitos presos têm entrado no sistema prisional e indo direto para Bangu 1, e nós não sabemos como é feita a triagem entre os presos que devem realmente ficar lá e os que estão temporariamente", afirmou Tatyana. "A resposta que sempre recebemos é a de que os presos que lá estão, atendem a um 'interesse da administração pública'. Tive o caso de um interno que passou 170 dias na unidade, sem que eu pudesse informar a ele ou à sua família o motivo de sua permanência na unidade. O que pedimos hoje é que esses interesses sejam objetivamente detalhados aos advogados e que fique determinado quanto tempo os presos que estão lá temporariamente podem ser mantidos na unidade, para que isso facilite o trabalho da advocacia e as informações aos familiares".