24/09/2020 - 17:37 | última atualização em 25/09/2020 - 12:37

COMPARTILHE

OABRJ reúne-se com INSS para pleitear urgência na reabertura de agências da Baixada Fluminense

Cássia Bittar

Representantes da Coordenação de Prerrogativas Previdenciárias da OABRJ e da Comissão de Direito de Previdenciário da Seccional se reuniram nesta quarta-feira, dia 23, com a gerência executiva do INSS responsável pelas agências da Baixada Fluminense para pedir urgência na reabertura das unidades.

Segundo a coordenadora de Prerrogativas Previdenciárias da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Evelin Lessa, o encontro se deu porque, apesar do convênio da OABRJ com o INSS Digital e do modelo de atendimento à advocacia concentrado no meio eletrônico, alguns serviços precisam ser realizados nas agências da Previdência.

"O INSS está no processo de retomada do atendimento presencial, mas em razão da falta de servidores aptos a voltarem, nós fomos acompanhar o cronograma e alinhar as necessidades da advocacia com as perspectivas do INSS, focando, à princípio, na região da Baixada Fluminense, que tinha grande demanda", explica Lessa, contando que grande parte dos funcionários da Previdência são do grupo de risco para a Covid-19 e não poderão retomar suas atividades regulares.

No encontro, o gerente executivo do INSS, Marcos Fernandes informou que, além das três agências estão em funcionamento atualmente na região (Queimados, Paracambi e Jardim Primavera), a previsão é que outras cinco passem a funcionar em até trinta dias com o treinamento dos militares que suprirão parte da necessidade de servidores.

"Continuaremos acompanhando a abertura de cada agência para que a advocacia e a sociedade tenham acesso aos serviços presenciais", completa a coordenadora.

Também esteve presente a coordenadora-adjunta de Prerrogativas Previdenciárias da Seccional, Luana Quintino que, assim como Lessa, faz parte da Comissão de Previdência Social da OABRJ e representou a presidente do grupo, Suzani Ferraro, na ocasião.

Abrir WhatsApp