09/04/2020 - 14:39 | última atualização em 09/04/2020 - 15:18

OABRJ reforça pedido ao TJ para que pagamentos de verbas alimentares sejam tratados como prioridade

Cássia Bittar

Diante de relatos de colegas que vêm enfrentando dificuldades para receber valores de mandados de pagamentos expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a OABRJ enviou ofício nesta quinta-feira, dia 9, ao presidente da corte, desembargador Cláudio de Mello Tavares, reforçando o pedido para que a quitação das quantias resultantes de processos sejam prioridade no período de restrição do funcionamento da Justiça.

No ofício, a Seccional lembra não somente de todos os seus pleitos no sentido da garantia de liquidez para a advocacia desde o início da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, como ressalta que é parceira do TJRJ e do Banco do Brasil para que a transferência bancária para as contas indicadas pelos advogados nos autos dos processos seja facilitada. No último dia 30, foi revitalizado o convênio que possibilita à advocacia autorizar, via Portal da OABRJ, o crédito automático em conta corrente dos mandados de pagamento.

O serviço está disponível na área restrita do Portal e no fim de cada dia, o sistema da Ordem envia todas as contas cadastradas para o TJRJ. “O sistema do TJRJ recebe diariamente o arquivo com as informações dos advogados e atualiza seu banco de dados, de maneira que a situação se resolveria com a realização de um cruzamento entre CPFs pelo tribunal, a fim de verificar se há pedidos de créditos automático nas contas dos colegas. Em caso afirmativo, bastaria enviar arquivos com ordens de pagamento para o Banco do Brasil, que efetuaria uma transferência para as contas”, explica o procurador-geral da Seccional, Alfredo Hilário, que, junto ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, assina o documento.

Luciano conta ainda que a Ordem constatou, em contato com servidores do tribunal, que muitos parecem desconhecer a alternativa de viabilizar o pagamento no período de quarentena, argumentando inexistência de orientação ou normativos neste sentido por parte da diretoria do TJRJ. A recomendação da Corregedoria-Geral da corte para que todas as serventias priorizassem a transferência bancária, em resposta ao pedido da OABRJ, foi feita no dia 20 de março.

“Diante do quadro caótico decorrente da pandemia da Covid-19 e, considerando que grande parte dos casos se trata de verba alimentar, e precisam, portanto, ser tratados com urgência em um cenário de crise econômica estabelecido no país, a Ordem reforça esse pedido ao TJRJ”, completa o presidente da Seccional.