26/05/2020 - 11:22 | última atualização em 27/05/2020 - 11:38

COMPARTILHE

OABRJ rechaça machismo em coluna com dicas de moda para advogadas


A Diretoria de Mulheres da OABRJ  e a Comissão OAB Mulher da Subseção de Barra do Piraí expressam repúdio contra o machismo contido em dicas de vestimenta direcionadas a advogadas publicadas na coluna “Moda & Estilo” do informe “Correio Comercial”. O veículo pertence à Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí.    

“Evite estampas chamativas, florais ou coloridas”; “Vestidos e saias devem estar da altura do joelho para baixo”; “Evite mostrar muito os pés” são exemplos das orientações dadas por uma consultora de imagem e estilo e personal stylist.

"Acreditamos que a mulher não precisa ceder aos padrões culturais machistas existentes na sociedade para demonstrar seriedade e a competência de seu trabalho, e sim escolher roupas que a deixem confiante, dentro do seu estilo e individualidade, dada a pluralidade de modos de ser e de se expressar", afirmam as representantes da Ordem.

Leia a nota na íntegra:

A Diretoria de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão OAB Mulher Subseção Barra do Piraí, vem a público emitir uma NOTA DE REPÚDIO sobre a coluna veiculada no Jornal ACEBP da Cidade de Barra do Piraí-RJ, intitulada “Moda e Estilo Para Advogados”. Embora o título promova possíveis “dicas” para os advogados, no masculino, “as dicas” são direcionadas exclusivamente às advogadas. 

A matéria, assinada por uma consultora de imagem e estilo e personal stylist, aponta erros que algumas advogadas supostamente cometem ao se vestirem para o trabalho e traz "dicas" de vestimenta, tais como: “Evite estampas chamativas, florais ou coloridas”; “vestidos e saias devem estar da altura do joelho para baixo”; “evite mostrar muito os pés”, dentre outras.

As mulheres são diariamente bombardeadas com tantos padrões de beleza, comportamento e vestimenta que a sociedade lhes impõe. Ao contrário do padrão cultural machista sugerido na coluna, a Diretoria de Mulheres apoia que cada advogada encontre seu estilo com base em sua cultura, vivência e personalidade. Pensar que a vestimenta das advogadas define seu profissionalismo e querer padronizar todas é um erro.

É preciso romper com esse controle sobre o modo como as mulheres advogadas se vestem e as dicas sugeridas na coluna, para reprodução do padrão masculino, perpetuando o terninho e o tailleur, conforme sugerido nas fotos da matéria, é no mínimo demodê.  

Acreditamos que a mulher não precisa ceder aos padrões culturais machistas existentes na sociedade para demonstrar seriedade e competência de seu trabalho, e sim escolher roupas que a deixem confiante, dentro do seu estilo e individualidade, dada a pluralidade de modos de ser e de se expressar. Citando Coco Chanel, “Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.

Marisa Gaudio 
Diretora de Mulheres da OABRJ 

Rosania Figueira
Coordendora da diretoria de mulheres Região Sul Fluminense 

Katia Mikki
Presidente da OAB Mulher Subseção Barra do Piraí

Abrir WhatsApp