26/05/2020 - 11:22 | última atualização em 27/05/2020 - 11:38

OABRJ rechaça machismo em coluna com dicas de moda para advogadas

A Diretoria de Mulheres da OABRJ  e a Comissão OAB Mulher da Subseção de Barra do Piraí expressam repúdio contra o machismo contido em dicas de vestimenta direcionadas a advogadas publicadas na coluna “Moda & Estilo” do informe “Correio Comercial”. O veículo pertence à Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí.

“Evite estampas chamativas, florais ou coloridas”; “Vestidos e saias devem estar da altura do joelho para baixo”; “Evite mostrar muito os pés” são exemplos das orientações dadas por uma consultora de imagem e estilo e personal stylist.

"Acreditamos que a mulher não precisa ceder aos padrões culturais machistas existentes na sociedade para demonstrar seriedade e a competência de seu trabalho, e sim escolher roupas que a deixem confiante, dentro do seu estilo e individualidade, dada a pluralidade de modos de ser e de se expressar", afirmam as representantes da Ordem.

Leia a nota na íntegra:

A Diretoria de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão OAB Mulher Subseção Barra do Piraí, vem a público emitir uma NOTA DE REPÚDIO sobre a coluna veiculada no Jornal ACEBP da Cidade de Barra do Piraí-RJ, intitulada “Moda e Estilo Para Advogados”. Embora o título promova possíveis “dicas” para os advogados, no masculino, “as dicas” são direcionadas exclusivamente às advogadas.

A matéria, assinada por uma consultora de imagem e estilo e personal stylist, aponta erros que algumas advogadas supostamente cometem ao se vestirem para o trabalho e traz "dicas" de vestimenta, tais como: “Evite estampas chamativas, florais ou coloridas”; “vestidos e saias devem estar da altura do joelho para baixo”; “evite mostrar muito os pés”, dentre outras.

As mulheres são diariamente bombardeadas com tantos padrões de beleza, comportamento e vestimenta que a sociedade lhes impõe. Ao contrário do padrão cultural machista sugerido na coluna, a Diretoria de Mulheres apoia que cada advogada encontre seu estilo com base em sua cultura, vivência e personalidade. Pensar que a vestimenta das advogadas define seu profissionalismo e querer padronizar todas é um erro.

É preciso romper com esse controle sobre o modo como as mulheres advogadas se vestem e as dicas sugeridas na coluna, para reprodução do padrão masculino, perpetuando o terninho e o tailleur, conforme sugerido nas fotos da matéria, é no mínimo demodê.

Acreditamos que a mulher não precisa ceder aos padrões culturais machistas existentes na sociedade para demonstrar seriedade e competência de seu trabalho, e sim escolher roupas que a deixem confiante, dentro do seu estilo e individualidade, dada a pluralidade de modos de ser e de se expressar. Citando Coco Chanel, “Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.

Marisa Gaudio
Diretora de Mulheres da OABRJ