26/11/2021 - 14:52 | última atualização em 26/11/2021 - 17:24

COMPARTILHE

OABRJ recebe lançamento de livro sobre processo ético-disciplinar

Obra é assinada membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional

Felipe Benjamin

A OABRJ realizou na tarde da última quinta-feira, dia 25, o lançamento do livro "Processo Ético-Disciplinar na OAB - Teoria e Prática", de Marcelo Rabelo Pinheiro, presidente da 8ª Turma do TED, e Thiago Camel de Campos, presidente da Turma Especial de Instrução. A obra busca auxiliar profissionais que atuam nos procedimentos disciplinares dos tribunais de Ética e Disciplina da Ordem de todo o país e aclarar pontos controvertidos, servindo como fonte de consulta aos envolvidos, de qualquer forma, nos procedimentos disciplinares da OAB.

"Essa obra não foi possível sem a participação de cada um dos que estão presentes aqui hoje, colegas e principalmente dos funcionários e funcionárias da OAB", afirmou Marcelo. "Ela é fruto de muita dedicação e do trabalho de descrever numa obra o amor que nós temos por esse tribunal de ética. Agradeço e espero que esse livro possa engrandecer e auxiliar cada um de vocês nos votos, pareceres e futuras atuações do Tribunal de Ética, se assim for o caso".

Thiago Camel, co-autor do livro, destacou os esforços conjuntos para a elaboração da obra.

"Esse talvez seja um dos momentos mais difíceis para falar, porque me faltam palavras", afirmou o presidente da Turma Especial. "Esse é o fruto de todo um trabalho abnegado de todos os integrantes do Tribunal de Ética, e seria um egoísmo da nossa parte negar isso. Esta é a materialização de um trabalho que começou como uma cartilha quando íamos às subseções e passávamos as madrugadas escrevendo. Daí veio a ideia de apresentá-la de forma diferente. Essa foi uma gestão bastante diferente de tudo o que já havia ocorrido no Tribunal de Ética, que tinha como princípio acolher e orientar aqueles advogados que, no exercício da profissão, viesse a cometer um deslize ético, diferentes daqueles outros, que não podem ser chamados de colegas, que pautam sua advocacia de uma forma avessa ao código".

Participaram da sessão a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio; o presidente do TED, Marcos Bruno; o secretário-geral do TED, Roberto Ferreira de Andrade, além de diversos conselheiros da OABRJ.

Abrir WhatsApp