12/09/2016 - 15:49

OAB/RJ recebe estudantes de Direito de Santa Catarina e do Paraná

redação da Tribuna do Advogado

Em visita à sede da Seccional na última sexta-feira, alunos de Direito dos estados de Santa Catarina e do Paraná conheceram as instalações da Ordem e assistiram a palestras sobre diversos temas, dentre os quais se destacou a importância das prerrogativas para o pleno exercício da advocacia. Organizador do encontro, o presidente da comissão OAB Vai à Escola, Luan Cordeiro, ressaltou a importância de levar a estudantes um pouco do cotidiano da advocacia. "Conseguindo trabalhar com o jovem durante a sua formação, certamente formaremos melhores profissionais, com melhor capacidade de intervenção e atuação", disse.

A primeira explanação para os cerca de 40 estudantes que estiveram na Ordem foi feita pelo presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB/RJ, Ronaldo Gaudio. Ele falou sobre as particularidades desse ramo do Direito e incentivou os presentes a buscarem um maior conhecimento sobre as diversas áreas de atuação da advocacia.

Em seguida, o integrante da comissão OAB Jovem Luiz Fernando de Azevedo falou sobre as possibilidades e necessidades dos profissionais em início de carreira, com destaque para as prerrogativas.

A segunda metade do encontro foi aberta por Ramon Teixeira, que é integrante da Comissão de Segurança Pública e procurador da Comissão de Prerrogativas da Seccional. Ele falou sobre a atuação dos advogados durante as manifestações populares ocorridas entre 2013 e 2014, explicando as situações inusitadas presenciadas e as táticas utilizadas para contornar as arbitrariedades cometidas na ocasião pela Polícia Militar.

Aluna do sexto período da Uniandrade, em Curitiba, Rafaela de Carvalho considerou a matéria importante, já que alguns temas, segundo ela, não são discutidos de forma aberta nas faculdades de Direito. "Foi muito interessante. Assuntos como as violações ocorridas durante manifestações, por exemplo, nem sempre são abordados de forma clara nas salas de aula. Vamos tentar passar para os nossos colegas a experiência vivida aqui na Seccional", afirmou.

Finalizando o dia, Luan, que também é procurador da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, falou sobre os direitos garantidos aos advogados no exercício da profissão, explicando o funcionamento da comissão e destacando a prioridade dada pela atual gestão à defesa das prerrogativas dos colegas.

Para Bárbara Maccarini, que cursa o quinto período de Direito na Uniandrade, a tarde foi inspiradora. "Achei muito produtivas as palestras, especialmente as abordagens sobre Direitos Humanos. O tema está muito em evidência e é por aí que pretendo seguir minha carreira, disse.

Além de alunos da Uniandrade, participaram do encontro, também, estudantes da unidade de São José da Universidade Estácio e da Unisul, unidades de Araranguá e Içara, todas localizadas em Santa Catarina.