14/03/2023 - 18:17 | última atualização em 15/03/2023 - 19:22

OABRJ recebe estudantes de Direito em primeira visita guiada do ano

Alunos conheceram espaços e atividades da Ordem e Caarj apresentados por dirigentes e membros da advocacia

Biah Santiago

Com o cenário privilegiado da paisagem carioca que contempla a sede da Seccional, estudantes de Direito do Ibmec, da unidade do Centro do Rio, conheceram toda a estrutura e a história da Ordem na tarde desta terça-feira, dia 14, na primeira visita guiada de 2023, coordenada pela Vice-Presidência e pela Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ.

Na abertura do encontro, o primeiro local apresentado pela idealizadora do projeto e vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio - que participou virtualmente do evento -  foi o Plenário Evandro Lins e Silva.

Basilio explicou a ideia primordial dos encontros: aproximar os estudantes da Ordem e apresentar suas atividades, diretrizes e departamentos.

“Essa apresentação de como funciona a OABRJ, organizada pela Mentoria, é muito importante, pois aqui, muito em breve, será a casa de vocês. É um imenso prazer recepcionar futuros advogados e advogadas”, considerou Basilio.

“O nosso objetivo é que os alunos tenham familiaridade com a Ordem, participem dos diversos eventos, cursos e mentoria inteiramente gratuitos e disponíveis para vocês. Precisamos ter a advocacia cada vez mais especializada e preparada para sermos cada vez mais fortes”.

Os demais integrantes da mesa - a presidente da Comissão de Mentoria, Thais Fontes; a presidente e o secretário-geral da OAB/Nilópolis, Fátima Pfaltzgraff e Marcos Antonio dos Santos; o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ, Jonas Gondim; o chefe do Departamento de Apoio às Subseções, Walter Godoy; e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Ibmec/RJ, Antonio Eduardo Santoro - ficaram responsáveis por contar a história e a importância da Seccional.

Presidente da Subseção de Valença, Antonio Tadeu Junior também participou de forma remota.

Guiados pelo chefe do Departamento de Apoio às Subseções, Walter Godoy, os estudantes conheceram outras instalações da Ordem, como o Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, o Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira e a parte administrativa da OABR. Os Escritórios Digitais - com acessibilidade para pessoas com deficiência -, o andar da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), a Procuradoria-Geral, a Biblioteca Waldemar Zveiter e os demais departamentos do prédio foram outros locais visitados pelo grupo.

Durante a explicação das funcionalidades da Seccional, Godoy enumerou as trincheiras da entidade na luta pela democracia.

"Tudo relacionado à democracia do país conta com a marca e a presença da OAB. Seja com a assistência jurídica ou com o apoio aos atos em prol da cidadania. A ideia desde a criação desta instituição se molda, justamente, no fato dela ser aberta não só a advogadas e advogados, mas para toda a sociedade civil", disse.

Representando o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ, o vice-presidente, Jonas Gondim, disse aos alunos que sem a advocacia não há democracia e justiça, e para isso, é preciso “fazer valer esta premissa juntos”.

“Dentro das muitas atividades enquanto advogados, está nossa missão de ser guardiões da cidadania. Temos que levar este princípio e ter ciência de que somos os únicos capazes de enfrentar o Estado e provocar o Judiciário”, ponderou Gondim.

“A Ordem é uma casa democrática e precisamos fazer valer o Estado democrático de Direito. O TED destina-se exatamente a isso, pois não temos intenção de punir nenhum advogado ou advogada, e sim proteger a advocacia e afastar os que não respeitam o compromisso assumido. Estamos à disposição de vocês, e peço que leiam o Código de Ética para entenderem nossa responsabilidade e o quanto essa profissão é necessária para garantir os direitos dos cidadãos”.

Em nome dos líderes das 63 subseções da OABRJ, Fátima Pfaltzgraff e Antonio Tadeu Junior destacaram a importância da qualificação profissional e de prestigiar a advocacia fluminense.

"Desfrutei de uma atividade parecida na época em que fiz faculdade e esta iniciativa da Mentoria nos remete a este tempo de grande aprendizado”, comentou Pfaltzgraff.

“O principal desta visita é que vocês conheçam de fato essa gama de projetos que a OABRJ e as subseções proporcionam, os benefícios e convênios da Caarj, os quais poderão disfrutar lá na frente quando forem advogados e advogadas”.

Para Antonio Tadeu, a advocacia está em “um momento propício para receber novos advogados e advogadas entusiasmados com a profissão”.

“Sou um grande entusiasta desse momento que a advocacia vive, mas consigo enxergar uma democratização muito grande da classe, vinda de vocês, que possivelmente se tornarão advogados no futuro”, disse o presidente da Subseção de Valença. “Ainda que tenham outras pretensões profissionais, pensem em caminhar na advocacia junto a nós. Abracem essa profissão, que é uma atividade desgastante, mas extremamente prazerosa e gratificante”.

De acordo com o coordenador do NPJ, Antonio Eduardo, é preciso que estudantes de Direito valorizem a advocacia, pois “é fundamental advogar”.

“A OABRJ têm de fato uma importância muito grande, pois se vocês estiverem no fórum por exemplo, vocês poderão contar com a Ordem para qualquer situação”.