29/11/2018 - 17:34 | última atualização em 29/11/2018 - 18:00

COMPARTILHE

OAB/RJ recebe debate sobre gestão de turismo

redação da Tribuna do Advogado

          Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
Constança Madureira, da Comissão de Turismo da OAB/RJ, foi anfitriã de um debate na Sede promovido pelas faculdades de Turismo da UniRio e da Gama e Souza sobre os desafios da gestão na área e o papel do turismólogo, nesta quinta-feira, 29. A transmissão do evento está disponível na página da OAB/RJ no YouTube.
 
Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar
Constança sublinhou o fato de a Comissão de Turismo da Seccional ter sido a primeira no sistema da OAB a ser implantada e contou que, antes de ser advogada, é hoteleira.  “Fui fazer Direito com a crença de que poderia, junto com a academia, contribuir para a pauta do turismo no Brasil. Tenho tido mais trabalho em apresentar o turismo do que propriamente aplicar o direito à área nesses anos de estrada. As pessoas ainda tratam o assunto como algo lúdico, ligado só a viagens”, contou ela.
 
Para Madureira, a academia precisa ir além da atenção ao mercado de trabalho. “Existe uma carência de produção de conhecimento nacional sobre turismo”. O tom das falas de abertura dos representantes da academia foi de apreensão com o governo Jair Bolsonaro, que se iniciará em janeiro, e de frisar a necessidade de resistência. Mas foi também de esperança. “Acabamos de saber que o Ministério do Turismo não será mais extinto (O deputado do PSL Marcelo Álvaro Antônio foi indicado para a pasta). Vivemos momentos de instabilidade, difíceis”, afirmou a diretora da faculdade de Turismo da UniRio, Maria Elicher. “Temos de trabalhar para dar continuidade à luta pelo reconhecimento da profissão de turismólogo, avançar com as políticas de desenvolvimento do turismo no país e cobrar apoio para os cursos das universidades públicas.
Abrir WhatsApp