30/11/2022 - 16:18 | última atualização em 30/11/2022 - 16:38

COMPARTILHE

OABRJ realiza VII Congresso Internacional do Direito da Moda

Evento trata das tendências da moda no campo jurídico e do empreendedorismo ao redor do mundo

Biah Santiago



A OABRJ, por meio da Comissão de Direito da Moda (CDMD), promoveu nesta quarta-feira, dia 30, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, o ‘VII Congresso Internacional do Direito da Moda’. O encontro trata de empreendedorismo, fashion law - uma das vertentes da indústria da moda -, da propriedade industrial no Rio de Janeiro, além do cenário desta área ao redor do mundo. É possível assistir a abertura e as demais palestras do simpósio no canal da Seccional no YouTube. 

No início do evento, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, enfatizou a importância do tema para o desenvolvimento econômico no estado.

“É preciso investir nas áreas em que somos líderes e em um estado que passa por situação econômica difícil, sem grandes investimentos e com vários agentes financeiros de relevância migrando para outros estados, isso por razões fiscais e estruturais”, ponderou Basilio. “Este congresso é uma fonte de relacionamento direto e de novos projetos de propriedade industrial e da moda, então a nossa contribuição é desenvolver estudos e aperfeiçoar a advocacia para atuar na recuperação econômica do Rio de Janeiro”.

Também compuseram a mesa inicial a presidente do grupo, Deborah Portilho; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel; o assessor da Diretoria-executiva do Senai-Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), Marcelo Ramos; a conselheira da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil, Isabella Pimentel; o 1° vice-presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Peter Eduardo Siemsen; o presidente da Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria da OABRJ, Felipe Dannemann. Participaram virtualmente, a diretora de Apoio à Advocacia da Seccional e presidente da Comissão Especial de Direito da Pequena e Média Empresa da OABRJ, Emília Garcez; e o vice-presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Paulo Lourenço Bartholomei.

“Organizar este evento foi uma tarefa difícil, mas todo o sucesso dele só foi possível por conta do trabalho hercúleo da OABRJ, de todos os integrantes da comissão e dos nossos apoiadores”, disse Portilho. “Este congresso serve para promover conhecimento à advocacia e aos que se interessam por moda. Oferecemos cursos, workshops e claro, networking para agregar na carreira”.


As palestras contaram com as exposições de especialistas e artistas da área, entre eles o diretor-criativo da Osklen e presidente do Instituto-E, Oskar Metsavaht; o advogado especialista em blockchain, David Rodrigues; o CEO e co-fundador da Lumx Studios, Caio Barbosa e Bruno Feigelson, respectivamente; a CEO da Vex, Bianca Torquato; a presidente da AfroChamber, Rui Mucaje; o coordenador de marketing da Afrocriadores, Rodrigo Barros; a fundadora e estilista da marca ‘Liana D’Áfrika’, Liana Santos; a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Na segunda parte do encontro, comandaram as palestras o presidente da Abit, Fernando Pimentel; a diretora de marketing da Facex Trade no Brasil, Carla Wolff; da diretora comercial da BlueMan, Priscila Lago; a engenheira têxtil e co-fundadora da R-Inove, Micheline Maia; da sócio-fundadora da startup de biotecnologia Dumeio Inovação Sustentável, Morgana Stegemann; e do designer de moda e diretor-criativo da Thear Vestuário, Theo Alexandre.

Os painéis abordaram uma visão do futuro da moda relacionado ao campo jurídico. Entre os temas apresentados estão provas no mundo digital; a África como inspiração empreendedora na moda; oportunidades e desafios contemporâneos para a indústria da moda: reflexões à luz do comércio internacional; e inovações têxteis: rastreabilidade oculta e tecido sustentável na passarela do São Paulo Fashion Week, além de apresentações de participantes de concurso, que foram avaliados no quesito pôsteres e estampas.

“Moda não é algo fútil, pois é uma das maiores indústrias mundiais, que gera uma economia gigantesca e forma expressões da cultura, além de gerar empregos no ramo têxtil e de manufatura”, considerou o diretor-criativo da Osklen, Oskar Metsavaht. “A Rio 92 foi uma das conferências mais importantes para o novo milênio e para o desenvolvimento sustentável e econômico. É importante institucionalizar essa discussão e agir junto à sociedade com investimento na visão criativa, empreendedora e ética”.

Para acompanhar os demais painéis do congresso (de hoje, 30, e dos dias 1º e 2 de dezembro), acesse o canal da OABRJ no YouTube e veja a programação completa do evento. 

Abrir WhatsApp