17/10/2022 - 15:58 | última atualização em 18/10/2022 - 12:06

OABRJ realiza encontro do projeto ‘Café Literário’

Iniciativa promove análise sobre impressões gerais de obras literárias

Biah Santiago

A OABRJ, por meio da Comissão de Filosofia do Direito e Literatura (CFDL), em parceria com a campanha Porte de Livros, realizaram na última sexta-feira, dia 14, na Livraria do Wilsinho (Av. Franklin Roosevelt, 23 - Loja B), no Centro do Rio, o 3º encontro do projeto ‘Café Literário’.

A iniciativa visa fomentar a leitura entre advogados, advogadas e estagiários de Direito para analisar e debater obras literárias escolhidas em grupo. O livro selecionado para esta edição foi ‘Crime e Castigo’, de Fiódor Dostoiévski, um romance que retrata a vida de um jovem estudante sem condições financeiras, que julga ter plenos direitos de cometer um crime inspirado pelos delitos praticados por nomes importantes da História, como César e Napoleão Bonaparte.

Vice-presidente da Seccional e idealizadora do projeto, Ana Tereza Basilio destacou a relevância de disseminar cultura e aprendizado para a classe.

“O Café Literário ressalta para a advocacia a importância de aquisição de cultura geral, do debate sobre temas filosóficos, e sobretudo a reflexão, fundamental para a nossa atividade profissional”, declarou a vice-presidente. “O tema discutido em nosso encontro foi a obra-prima 'Crime e Castigo', que deveria ser de leitura obrigatória para advogados da área criminal”.

Segundo a presidente da comissão, Elaine Lacerda, uma das coordenadoras do evento, todos os encontros “permitem uma profunda reflexão dos desafios de nosso tempo”.

“O caráter atemporal das obras literárias contribuem muito para construção do pensamento crítico do advogado”, disse.

Para participar do próximo encontro inscreva-se pelo email [email protected] com nome, número de cadastro na Ordem e telefone para contato. Os participantes do projeto contam com 10% de desconto na compra de livros na Livraria do Wilsinho.