28/04/2023 - 16:20 | última atualização em 28/04/2023 - 16:47

COMPARTILHE

OABRJ promove lançamento de livro sobre a importância da oratória

Evento contou com a participação do autor, Josinaldo Leal de Oliveira

Yan Ney



Um evento na OABRJ divulgou o lançamento do livro “O poder da sustentação oral: pontos relevantes e o valor da oralidade”, de Josinaldo Leal de Oliveira. A obra trata da importância da manifestação oral no exercício da advocacia.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, abriu o encontro elogiando e recomendando o livro. Basilio ressaltou o poder das dicas apresentadas na obra para os advogados, visto que o conhecimento de oratória é fundamental na profissão.

“É um livro extremamente didático, objetivo e interessantíssimo, que a gente recomenda a leitura. Ele dá boas dicas, não só para os advogados recém formados, como também para todos os colegas. Muitas dicas aqui podem fazer a diferença entre ganhar e perder casos. Conhecimento sobre sustentação oral e prática da oratória é fundamental”, expressou a vice-presidente.


A mesa de lançamento também contou com o subcorregedor da OABRJ, Mario Leopoldo; o presidente da Academia Internacional de Direito e Ética, Helio José Machado; Genilton Castilho, que tem promovido diversos eventos e parcerias entre a Seccional e o Poder judiciário; e o autor do livro, Josinaldo Leal de Oliveira, advogado e professor da Universidade do Estado da Bahia.

Passada a palavra para o escritor da obra, ele dissertou sobre a importância da sustentabilidade oral para a sociedade, ressaltando o valor que esse elemento tem na advocacia.


“A oratória é uma instrumentalidade cada vez mais relevante. Eu digo que além da advocacia, todos nós, como seres humanos, precisamos ter uma boa comunicação. Isso salva relacionamentos conjugais, potencializa laços de afeto entre pais e filhos, valoriza o campo da atuação profissional. Na advocacia de forma mais contundente ainda”, disse o ator.



Josinaldo Leal de Oliveira promoveu seu livro explicando que os advogados não precisam de coragem para se expressar em público, e sim conhecimento. O escritor contou a história de Demóstene, um importante orador e político grego de Atenas, durante o período da Grécia Antiga, que fortaleceu seu discurso através da oratória. Segundo o advogado, a boa comunicação exige estratégia, técnica e treinamento.

“Temos que ter habilidade na condução oral. O propósito desta obra é permitir que a advocacia enxergue que hoje, no nicho da sustentação oral, há um potencial que pode e deve ser desenvolvido. No melhor tom da palavra: explorado pela advocacia”, complementou.

Subcorregedor da OABRJ, Mario Leopoldo encerrou o lançamento do livro abordando uma história do saudoso apresentador de TV Chacrinha, que era conhecido por suas emoções e modo de falar com o espectador.

“Eu achava interessante como o Chacrinha tinha uma emoção diferente a cada programa. Como um homem de grande bagagem ainda se sente nervoso? Quando eu me formo, sinto isso na pele. Cada audiência era uma caixinha de surpresas e assim comecei a entender o que o Chacrinha queria fazer, que é essa nossa possibilidade de termos uma boa oratória e modo de se expressar em público”, completou Mario Leopoldo.

Abrir WhatsApp