24/10/2022 - 17:16 | última atualização em 31/10/2022 - 13:14

COMPARTILHE

OABRJ promove I Simpósio para Mulheres Empreendedoras

Encontro abordou empreendedorismo feminino e homenageou autoridades que atuam em defesa da mulher

Biah Santiago


O Plenário Evandro Lins e Silva abrigou nesta segunda-feira, dia 24, o I Simpósio de Mulheres Empreendedoras. Realizado pela Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico (Cegej) da OABRJ, o evento reuniu diversas instituições para fomentar o empreendedorismo feminino na sociedade. O seminário contou, também, com homenagens às autoridades responsáveis pelos serviços contra a violência doméstica no Rio de Janeiro. Assista ao encontro na íntegra no canal da Seccional no YouTube. 

A mesa de abertura foi composta pela presidente do grupo, Ana Frazão; pela diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Ferreira Caetano; pela perita criminal e diretora do Fórum de Empreendedorismo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Viviane Azevedo; pela representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), Carla Panisset; pela empresária e empreendedora social, Beatriz Côrtes; pela gerente jurídica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac Rio), Aline Ferreira; e pelo presidente da Academia Brasileira de Ministros Evangélicos e Teólogos (Abmet), José Demontier dos Santos. 

Comandando o evento, Ana Frazão mencionou a importância do Estado prover um cenário propício para a inserção feminina no mercado ativo. Em momento especial, a presidente da comissão recebeu a comenda ‘Gran Benemérito Fundador Dr. José Demontier dos Santos’, outorgada pela Abmet, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da sociedade civil.

“É uma alegria ver este Plenário histórico tão repleto de personalidades que de fato fazem a diferença no dia a dia, pois discursar é fácil, o difícil é estar presente onde se faz necessário”, ponderou a presidente da Cegej. “O Rio de Janeiro é um estado com uma vocação muito forte para o empreendedorismo feminino. Mais do que palavras, nós precisamos agir e  instrumentalizar a sociedade, além de termos mais mulheres e negros em cargos e espaços de poder”.



No início do ciclo de palestras, a diretora de Igualdade Racial, Ivone Caetano, destacou que “o princípio do empreendedorismo provém da cultura negra ao longo da história”.

“O empreendedorismo decorre, ou faz parte, da cultura negra, algo que não é perpetuado na sociedade”, considerou Caetano. “A expertise, o conhecimento e a cultura da raça negra, desde a diáspora, foram roubadas. De acordo com a administradora de empresas e especialista em História e Cultura Africanas e Afrobrasileiras, Bia Santos, o protagonismo feminino no empreendedorismo negro tem raízes históricas. Aconselho a todos que estão aqui presentes, negros ou não, estudem a história negra e do Brasil para que tenham noção do que querem falar, onde vão pisar e como vão reagir”, disse.

Segundo a representante do Sebrae/RJ, Carla Panisset o “empreendedorismo é a realização de um propósito que se traduz na venda de um produto ou serviço”.

“Empreender é ter a possibilidade de concretizar, de planejar, iniciar o processo e colher os resultados, de preferência avaliando o percurso para melhorar em seguida. Devemos lembrar que 98% das empresas existentes no nosso país, bem como a Dra. Ivone mencionou, são micro e pequenas empresas, ou seja, a maior parte da nossa economia que gera mais de 58% da força de trabalho”.

O segundo painel ficou a cargo da líder do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, Solimar Lessa, que expôs, em palestra, dicas para efetuar melhorias dos processos operacionais para microempresas e microempreendedores individuais.

De acordo com Lessa, muitas pessoas “vivem no automático, porém devemos saber que nossas escolhas influenciam em nossas experiências e em nossa forma de empreender”.

Ao final do encontro, os oficiais da Patrulha da Lei Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) receberam homenagem, concedida pela Seccional, em prol das atividades desempenhadas contra a violência feminina.

Reveja a continuação do evento no canal da OABRJ no YouTube! 

Abrir WhatsApp