07/11/2017 - 16:53 | última atualização em 07/11/2017 - 16:59

OAB/RJ promove Fórum de Ética com representantes do CFOAB

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A Seccional realizou, nesta terça-feira, dia 7, o 1º Fórum de Ética e Disciplina da OAB/RJ. Na mesa de abertura estavam o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), João Baptista Lousada Câmara; o corregedor-geral da Ordem, Romualdo Mendes; e o diretor do Departamento de apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi, além dos corregedores adjuntos do Conselho Federal da OAB Erik Franklin Bezerra e Elton Sadi Fulber. Vários presidentes de subseção acompanharam os debates.

“Os corregedores estão fazendo reuniões em todos os estados, com o objetivo de ouvir as seccionais para buscar a constituição de um procedimento uniforme nacional, e tudo deverá ser unificado através do processo eletrônico até o final de 2018, segundo o CFOAB. Isso dará mais agilidade aos tribunais de ética”, revelou Lousada Câmara. Segundo ele, houve um enxugamento da estrutura do tribunal. “O TED da OAB/RJ tinha 120 membros quando assumi, hoje são 71. Deve ser o que tem menor número de integrantes no país. O tribunal não existe para deferir carteira para quem o compõe, fazer parte dele é uma honraria, não se deve ter vantagem nenhuma”, acrescentou.

“Esse é um projeto em nível nacional do Conselho Federal, já estivemos em 12 estados, divulgando e conversando com os colegas integrantes dos tribunais de ética e corregedorias, expondo nossa visão e aproveitando as inovações que cada seccional faz, visando a agilizar o julgamento e tramitação dos processos éticos”, completou Bezerra.

Após a abertura, os corregedores da OAB Federal falaram sobre as Principais atualizações do novo Código de Ética e Disciplina. Em seguida, aconteceu a palestra Processos Éticos Disciplinares, com integrantes da diretoria e da secretaria do TED, além de membros da Corregedoria da OAB/RJ. Antônio Ricardo Correa abordou o tema Lições para o advogado viver feliz, e o decano do Conselho Seccional, Marcos Bruno, fez o encerramento.