10/07/2024 - 15:54 | última atualização em 10/07/2024 - 16:08

COMPARTILHE

OABRJ promove evento que cruza literatura e Direito

Ana Júlia Brandão



Na manhã desta quarta-feira, dia 10, a OABRJ recebeu o evento “Literatura e Direito”, uma iniciativa da Diretoria de Valorização da Advocacia que promoveu uma roda de conversa sobre a intersecção entre as duas áreas por meio do romance policial “Macumba”, de Rodrigo Santos (Editora Periferias, 2016). 

A obra ficcional traz um retrato das periferias brasileiras com forte presença das religiosidades afro-ameríndias. A trama gira em torno de Akèdjè e Ramiro – o primeiro, um líder espiritual africano num passado distante; o segundo, um detetive evangélico da Polícia Civil do presente. A narrativa foi ferramenta para que os participantes do evento explorassem diversas questões jurídicas. 


“Para valorizar a advocacia, precisamos qualificar a nossa classe, e a leitura é um dos principais artifícios que temos para realizar este trabalho”, afirmou o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi.



O vice-diretor de Valorização no âmbito do Ensino Jurídico, Rodrigo Bello conduziu a iniciativa, que teve a participação de Santos, do presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Arnon Velmovitsky, e da policial civil Fernanda Ribeiro.

Bello reforçou a importância da leitura para a advocacia, não só de livros técnicos. 

“Uma das principais ferramentas para o trabalho de uma advogado ou advogada é a palavra. E só fala bem, só escreve bem, quem também exercita a leitura. Por isso, nosso objetivo com este projeto é trazer a literatura com ramificações do universo jurídico para despertar o interesse da nossa classe por meio de uma obra de ficção que retrata diversas questões da realidade”, declarou Bello.

Abrir WhatsApp