19/02/2018 - 16:16 | última atualização em 22/02/2018 - 11:43

COMPARTILHE

OAB/RJ promove debate sobre desrespeito aos povos afrodescendentes

redação da Tribuna do Advogado

Com a intenção de fortalecer o alinhamento de posições a respeito do enfrentamento dos povos tradicionais de terreiro, a Comissão da Verdade da Reparação Negra no Brasil (Cevenb) da OAB realizará, no dia 26, um encontro para debater essa questão, já que esses povos vivem em permanente perseguição, violência e assédio.
 
Segundo o presidente da Cevenb, Humberto Adami, que também está à frente da comissão correspondente no Rio de Janeiro, um dos objetivos do evento é fazer um alinhamento, um enfrentamento e uma discussão do Decreto 6040/2007. “O decreto estabelece a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais, cujas definições e objetivos respondem às pautas colocadas pelas lideranças dos chamados terreiros”, explica.

Além da mesa de abertura, o encontro terá duas mesas temáticas. A primeira promoverá um debate entre autoridades públicas e lideranças dos troncos de matrizes africanas Bantu, Jeje e Iorubá. A segunda mesa temática tratará sobre a reparação por ações nacionais e internacionais em face da violência praticada contra religiões de matriz africana.
 
O evento terá início às 14h e será realizado na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar. A participação é gratuita mediante inscrição pelo e-mail [email protected].
Abrir WhatsApp