17/10/2024 - 12:31 | última atualização em 17/10/2024 - 13:09

OABRJ promove audiência pública para tratar dos desafios da segurança pública

Mariana Reduzino

Nesta quarta-feira, dia 16, a Seccional promoveu, por meio da Procuradoria-Geral, uma audiência pública com participação de órgãos de segurança pública das esferas estadual e municipal e do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o desembargador Guilherme Calmon, para tratar dos desafios que cercam o tema.

A transmissão ao vivo está disponível no canal da OABRJ no YouTube.

Representaram a OABRJ o presidente, Luciano Bandeira; o procurador-geral, James Walker, que conduziu o encontro; e a presidente da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa da OABRJ, Fatima Henriette.

Participaram, ainda, o secretário-geral de Estado da Polícia Militar, Luciano Souza; o subdiretor de Operações da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Luciano dos Santos; o subsecretário de Inteligência da Secretaria estadual de Segurança Pública, Pablo Sartori; o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevelle; a capitã da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Priscila Barreto, e o delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Gilbert Uzeda Stivanello.

Na pauta esteve o crime organizado, o tráfico de drogas e de armamentos, a milícia, as operações policiais em comunidades, os roubos de cargas e de automóveis, o roubo e o furto de celulares, os homicídios em operações policiais e o estelionato.

“É uma tradição da OABRJ ser um local amplo para debate e discussão de temas relevantes para a sociedade, e essa audiência pública diz sobre segurança pública, um tema extremamente relevante e presente na vida de toda a população carioca e fluminense. Este é um foro adequado e importante para a nossa instituição”, declarou Luciano.

James Walker destacou que a iniciativa nasceu de uma necessidade, reconhecida pelo Conselho Seccional, de trazer para dentro da OABRJ a pauta, com o apoio das autoridades da segurança pública do Rio de Janeiro.

“Hoje, temos a oportunidade de debater aqui uma questão muito sensível à sociedade fluminense, a segurança pública. Temos aqui representantes de diversos coletivos, pessoas que sofrem com a insegurança do Rio de Janeiro”, afirmou o procurador-geral da OABRJ.

“Nós vamos gerar um documento que será encaminhado a todas as instituições aqui representadas para propor, em nome da OABRJ, a criação de um fórum permanente a fim de que possamos discutir questões de segurança pública de forma mais profunda, com mais dados e subsídios trazidos pelos interlocutores que atuam nesta área no estado do Rio de Janeiro.”, declarou o procurador-geral da OABRJ.