01/02/2010 - 16:06

OAB/RJ presente no Fórum Social Mundial

Da redação da Tribuna do Advogado e do site da OAB/RS

01/02/2010 - Ministros, lideranças parlamentares, expoentes do Direito latino-americano e um público participativo que lotou o auditório da Ordem gaúcha nos dias 26 e 27 de janeiro fizeram da 10ª edição do Fórum Social Mundial um palco de reflexão sobre o Direito e a cidadania. Única seccional presente, além da gaúcha, a OAB/RJ participou dos debates representada pelo vice-presidente de sua Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo.

A oficina realizada na seccional, denominada Mundos do Trabalho, pretendeu atingir a comunidade nacional e internacional presente envolvida com a temática das relações de trabalho, em especial os gestores de políticas públicas, sindicalistas, pesquisadores e operadores do Direito. Entre os temas discutidos, destacaram-se a necessidade de regulamentação do teletrabalho - a exigência, cada vez maior, de o trabalhador trabalhar online após o expediente formal - e as cotas raciais.

Objetivos do Fórum

O objetivo do X Fórum Social Mundial é promover a reflexão sobre a estruturação do mercado de trabalho e os impactos sofridos pela crise econômica internacional nas relações de trabalho, na qualidade dos empregos e nos ambientes laborais.

Os debates também buscam contribuir na elaboração de propostas que apontem para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual, em que os direitos sociais e previdenciários sejam concretizados, na perspectiva de uma legislação inclusiva.

Os painéis dos dias 26 e 27 foram compostos pelos ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para Igualdade Racial, Édson Santos; e pelo secretário da reforma do Judiciário, Rogério Favreto, além de diversas autoridades e palestrantes renomados.

Pelo Conselho Federal da OAB, participaram o presidente Cezar Brito e a secretária-geral Cléa Carpi da Rocha, também conselheira federal da Ordem gaúcha.